O Estado de Pernambuco assumiu oficialmente a posse do Centro de Referência do Idoso, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife.

O equipamento ficou parado boa parte do ano passado com uma disputa entre a Prefeitura do Recife e o governo do Estado.

Na sexta-feira (16), o Governo recebeu as chaves do imóvel após a gestão estadual reaver judicialmente o equipamento ao Estado desde o início de 2023.

A partir da posse, a gestão estadual poderá e promete iniciar, em breve, os atendimentos para a população.

Leia Também Vereador Rinaldo Júnior diz que Raquel Lyra quer inaugurar hospital do idoso que não construiu A secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, disse que esse será um equipamento que ajudará nos serviços prestados à população. “Uma grande alegria estar recebendo um equipamento de saúde tão importante e que vai ser de enorme expressão para a assistência à saúde da população de todo o Estado. É um equipamento que vai ajudar tanto em reabilitação, ligado ao envelhecimento, e também em cuidado paliativo”, registrou a secretária.

No último dia 6, a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) decidiu por unanimidade pela manutenção da tutela antecipada, concedida em 1º grau, para que o Governo do Estado prestasse os serviços de saúde no equipamento.

Desde o início da gestão, em 2023, o Governo de Pernambuco instaurou um processo administrativo, através da Secretaria de Saúde do Estado, para revisão e declaração de nulidade da cessão pelo Estado à Prefeitura do Recife do Centro de Referência do Idoso.

Esse repasse ao município foi realizado em 2022, durante os últimos dias da gestão estadual de Paulo Câmara.