Na tarde desta segunda-feira, dia 08/05, a governadora Raquel Lyra se reuniu com representantes de diversas comunidades indígenas a pedido do deputado federal Túlio Gadêlha (REDE-PE) para discutir pautas para essas populações.

Entre as demandas apresentadas, a manutenção de estradas foi um dos temas centrais.

Foram abordados dois trechos específicos, sendo um deles a BR 110, no trecho que vai de Ibimirim à Petrolândia, com a necessidade de autorização do Estado para o Exército executar, e o outro a PE-510, dentro da ilha de Assunção, que precisa de iniciativa do Estado e autorização do DNIT para melhorias.

Também foi discutido o melhoramento das estradas de acesso às escolas indígenas.

Outro tema foi a estruturação das assistências às especificidades, em que a educação indígena foi o foco principal.

Foi proposta a criação de uma política de educação escolar indígena no estado de Pernambuco, que incluiria a política de contratação de profissionais para atuação nas escolas indígenas, transporte escolar indígena, efetivação do Conselho de Educação Escolar Indígena, criação da categoria de professor e professora indígena, avaliando as estruturas necessárias para a execução das atividades escolares e o fortalecimento e a agilidade nas ações da Superintendência de Política Educacional Indígena (SUPIN).

A saúde indígena também foi abordada no encontro, com o pleito pela construção de postos de saúde e contratação de profissionais para atendimento médico.

A reunião contou com a presença de diversos representantes de comunidades indígenas, como Xukuru de Ororubá, Xukuru de Cimbres, Pankararu Entre Serras, Pankararu, Fulni-ô, Pipipã, Truká (Orocó), Truká (Cabrobó), Atikum, Atikum Brígida, Pankará (Itacuruba), Pankará da Serra do Arapuá, Pankaiuká, Kambiwá, além da Apoinme.

Pernambuco tem a quarta maior população indígena do Brasil e é a primeira vez em vários anos que os povos são recebidos no Palácio do Campo das Princesas.

A governadora Raquel Lyra se comprometeu a avaliar as demandas apresentadas e a buscar soluções junto às secretarias responsáveis.

O deputado federal Túlio Gadêlha também se colocou à disposição para acompanhar as demandas junto aos órgãos competentes.