Nesta quarta-feira (26/04), será lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, com apoio da Frente Parlamentar Ambientalista, das 8h às 11h, no Auditório Freitas Nobre, subsolo do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
O objetivo é discutir o potencial do Nordeste em liderar a transição energética justa e inclusiva no país.
A iniciativa visa chamar a atenção dos parlamentares para o potencial econômico do Nordeste em liderar a transição energética justa e inclusiva no país.
O evento contará com a presença de especialistas e representantes de organizações que atuam na área de energia renovável e desenvolvimento regional.
André Ferreira O deputado federal André Ferreira (PL-PE) informou que protocolou nesta terça-feira, o requerimento para a criação da Frente Parlamentar de Fortalecimento do Nordeste.
Ele explicou que o grupo terá foco no desenvolvimento da região, no acompanhamento das obras e na fiscalização dos recursos aplicados pelo Governo Federal.
Deputado federal mais votado na região e integrante da Mesa Diretora da Câmara, André Ferreira diz que o processo de valorização do Nordeste passa pela execução dos grandes projetos, que vão potencializar a economia e ajudar na retomada do seu crescimento. “Há questões que precisam ser debatidas.
Temos que rever e potencializar a ação da Codevasf e do Dnocs.
Também acredito que o Banco do Nordeste (BNB) tem que ser mais ousado, atuando como o BNDES da região”, afirmou o parlamentar, durante a sua posse.
Outro assunto que tem que estar na pauta é a questão da Sudene, que na avaliação do parlamentar precisa voltar a cumprir um papel estratégico, como teve num passado próximo, e que teve uma importância fundamental no crescimento da região. “No passado, as reuniões da Sudene contavam com o Presidente da República, ministros e todos os governadores do Nordeste. É necessária uma reestruturação do órgão, para resgatar o seu papel original e fortalecê-lo cada vez mais”, avaliou André Ferreira.