A Coligação Pernambuco Com Força de Novo, da candidatura de Miguel Coelho e Alessandra Vieira, conseguiu uma liminar proibindo a veiculação de uma pesquisa eleitoral para governador e senador feita pela Potencial Consultoria e Pesquisas Ltda.
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco acatou o pedido da Coligação dos partidos União Brasil, Podemos, PSC e Patriotas, que alegou diversos vícios na pesquisa, como a divergência entre o plano amostral e o questionário aplicado, a ausência de ponderação quanto ao nível econômico dos entrevistados e “a detecção de induzimento do eleitor.” “A partir da impugnação, buscamos atuar em defesa da proteção do eleitor entrevistado, para que o retrato estatístico não destoasse da realidade, protegendo, com isso, o próprio pleito”, afirma o advogado Diniz Cavalcanti, um dos coordenadores da coligação.
Além do Tribunal Regional aceitar as argumentações feitas pelo jurídico da coligação, também proibiu a publicação da referida pesquisa, sob pena de aplicação de multa diária em caso de desobediência à ordem judicial. “As pesquisas eleitorais, especialmente na reta final de uma campanha, podem influenciar o chamado “voto útil”.
Por essa razão mostra-se imprescindível o papel a Justiça Eleitoral no controle do respeito às regras estabelecidas na legislação quanto às pesquisas, a fim de evitar que levantamento irregulares possam influenciar de forma indevida o eleitorado”, afirma o advogado Paulo Pinto, um dos coordenadores jurídicos da campanha de Miguel Coelho. “A pesquisa está aqui”, diz Miguel Neste sábado (10), petrolinenses estiveram nas ruas para acompanhar o candidato a governador Miguel Coelho em uma caminhada.
A campanha dele disse que o evento ficou marcado “como um dos maiores eventos políticos já realizados na história do município sertanejo”.
Com saída na tradicional Praça do Galo, o candidato do União Brasil percorreu as ruas da área central da cidade, onde foi prefeito por dois mandatos. “Esta é a eleição para Petrolina ser ouvida por todo Pernambuco.
Por onde eu passo, as pessoas falam impressionadas de Petrolina.
Os outros candidatos tem vergonha do que fizeram em suas cidades ou não tem nada para falar.
Agora é o momento de dar a chance a quem pode mudar essa triste realidade de nosso estado”, disse Miguel. “Essa caminhada energizou não só a cidade, mas principalmente meu coração.
A pesquisa está aqui, com esse povo tomando as ruas e levando a mensagem da mudança para todo Pernambuco”, concluiu Miguel em discurso em frente à igreja matriz.