Menos de um mês após o sucesso do leilão de iluminação pública de Caruaru (deságio de 66,21%), outra cidade pernambucana terá seu parque de iluminação concedido à inciativa privada em um projeto estruturado pelo BNDES.

Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana de Recife, será a bola da vez da Fábrica de Projetos do banco, com leilão marcado para a próxima quarta-feira (16/03).

Antes de deixar prefeitura, Anderson Ferreira fará leilão de iluminação pública A expectativa é que 100% do município esteja coberto com iluminação 15 meses após a assinatura do contrato, com R$ 84 milhões em investimentos pela vencedora.

O Banco também espera uma redução de 71% do consumo de luz da cidade com a substituição por luzes de LED.

Outra iniciativa será a iluminação cênica de 17 pontos históricos e turísticos, com impacto na segurança e na valorização do patrimônio histórico e cultural.

Pelo contrato, a concessionária vencedora implantará o sistema, no prazo máximo de 15 meses, nas vias públicas, pontos turísticos e históricos, praças, parques, campos e quadras esportivas - Jaboatão/Divulgação Também está previsto pela estruturação do BNDES a iluminação especial em outros 150 locais, como praças, parques, campos e quadras, o que deverá qualificar e revitalizar essas áreas de convívio e lazer.

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, disse, em nota ao blog de Jamildo, que a atuação junto a cidades pernambucanas se tornou um exemplo de como o banco está diversificando a sua presença nos estados, não só atuando no financiamento, mas também na estruturação de projetos de infraestrutura. “Temos um qualificado corpo técnico que está utilizando o que há de melhor na estruturação de projetos em favor de grandes centros urbanos por todo o Brasil.

Estamos falando em modernizar a oferta de serviços à população, reduzir custos do município e universalizar o acesso a itens básicos, como saneamento e iluminação pública.

Acredito que é justamente isso que se espera de um banco de desenvolvimento”, afirma.

Este será o terceiro leilão de iluminação pública estruturado pelo BNDES em uma cidade pernambucana.

Antes de Jaboatão e Caruaru, Petrolina realizou a concessão do serviço após leilão realizado em novembro de 2020, com deságio de 67,6%