A XP Investimentos divulgou mais uma rodada de pesquisas, nesta terça-feira, sobre as eleições de 2022.
Em um dos cenários, com pesquisa estimulada, em que os candidatos são apresentados, no cenário de confronto entre Bolsonaro e Lula, os dois aparecem em empate no primeiro turno das eleições, mas Lula bateria o atual presidente em um eventual segundo turno, de acordo com o levantamento.
O mesmo cenário com o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro aponta vitória de Lula sobre o ex-magistrado.
Nestas rodadas, Bolsonaro bateria todos os demais candidatos, como João Dória, ou Luciano Huck, ou mesmo Ciro Gomes.
Com a volta do pagamento do auxílio emergencial, as intenções de voto de Bolsonaro apresentam alguma recuperação.
O presidente agora empata com Lula no primeiro turno (ambos com 29%) e no segundo estreitou a diferença, perdendo por dois pontos, dentro da margem de erro.
Recalculado só com votos válidos, o placar seria: Lula,51% X Bolsonaro, 49%. “O presidente fica à frente nos cenários de segundo turno de todos os outros nomes testados porém com leve dianteira, dentro da margem de erro.
Diferenças mais confortáveis ele só obtém sobre Guilherme Boulos e João Doria.
Lembrando que todos os nomes avaliados têm níveis de conhecimento menores que Lula e Bolsonaro e, portanto, teriam chance de crescer durante a campanha”, observa Antônio Lavareda, sóciologo e responsável pelo levantamento pelo Ipespe.
Veja abaixo a íntegra da pesquisa Pesquisa XP Veja abaixo o resumo do material eleitoral A rodada de maio da pesquisa XP/Ipespe mostra manutenção do cenário de polarização entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula na disputa pelo Palácio do Planalto em 2022.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, ambos oscilaram um ponto para cima –Bolsonaro agora tem 25% e Lula, 21%.
No cenário estimulado, os dois permanecem empatados, com 29% cada –Lula manteve o mesmo percentual de abril, e Bolsonaro oscilou um ponto para mais.
Eles são seguidos por Ciro Gomes (9%) e Sérgio Moro (8%).
O empate técnico entre Lula e Bolsonaro também persiste no segundo turno.
O petista mantém seus 42%, mas vê Bolsonaro se aproximar, oscilando de 38% para 40%, dentro da margem de erro.
Em outros cenários de segundo turno, Bolsonaro permanece em empate técnico, mas numericamente à frente de Ciro (39% a 38%), Moro (32% a 30%) e Luciano Huck (38% a 34%).
Ele venceria Guilherme Boulos e João Doria por 40% a 31%.
Em todos esses cenários, Bolsonaro teve oscilação positiva, dentro da margem de erro, em sua intenção de voto.
Um eventual segundo turno entre Lula e Moro também registra empate técnico, com 40% para o petista e 37% para o ex-juiz.