O assunto já foi abordado no Blog, em 2017.

Generoso, TCE cede terreno para auditores sem licitação Nesta quarta-feira, o Sindicontas-PE emitiu nota criticando a construção de um prédio na Rua da Aurora, em um terreno vizinho ao único sobrado remanescente do século XIX do quarteirão.

A cidade, os caminhos e seus cidadãos amargam mais uma insensatez Recife é formada por caminhos que movem pessoas com espírito engajado com a garantia dos direitos à cidade.

A Travessa do Costa e o único sobrado remanescente do quarteirão sofrem nova ameaça com a construção, já iniciada, de mais um prédio no terreno situado na esquina com a Rua da Aurora, cedido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco para fins de instalação da sede da Associação dos Auditores do TCE-PE.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas de Pernambuco - Sindicontas - esclarece, de antemão, ser a entidade representativa de servidores ocupantes de todos os cargos do TCE-PE, com sede própria adquirida por meio das contribuições de seus filiados, não se confundindo, portanto, com a referida Associação dos Auditores, instituição criada posteriormente e que alberga detentores de apenas parte dos cargos do TCE-PE.

O Sindicontas faz saber do seu compromisso para com a cidade enquanto espaço de convívio democrático e manifestação do cotidiano e da cultura.

Lugar para se contemplar em sua plástica, em sua poesia, em sua história, onde edificações guardam memórias, valores e significâncias que afirmam a identidade de um povo.

O Sindicontas faz saber do seu compromisso para com as localidades, cujas composições e trajetórias históricas manifestam símbolos e ambiências próprias, traduzidas em expressões da imaterialidade e em conjuntos de bens materiais, dentre eles artefatos arquiteturais, que permitem particulares formas de convívio e contemplação.

O Sindicontas faz saber que entende a cidade como um espaço coletivo onde figuram elementos urbanísticos e arquitetônicos que narram a história e expressam notórios valores que pertencem a todos, e, como tal, independentemente de reconhecimento por parte do Poder Público, suas integridades e autenticidades devem ser respeitadas.

Respeito defendido pelo próprio Controle Externo exercido pelo TCE-PE em auditorias culturais.

Com esse olhar, o Sindicontas reafirma o seu compromisso para com o poético convívio entre a cidade e o povo do Recife.

Olhar que desaprova mais qualquer intervenção que venha a depreciar o patrimônio cultural da nossa cidade.

Dessa feita, a ambiência da esquina da Aurora com a travessa do Costa, uma das últimas que ainda dialoga com o caminhar histórico daquela bela rua e permite aos transeuntes um poético saborear, será perdida com a construção da sede da Associação dos Auditores do TCE-PE, que, se levada adiante, irá ainda obscurecer o casarão vizinho, único sobrado remanescente do século XIX no quarteirão.