O governador Paulo Câmara (PSB) enviou projeto de lei, prorrogando até dezembro de 2021 o mandato dos conselheiros do Grande Recife Consórcio de Transporte.
Paulo Câmara alegou que não foi possível realizar as plenárias para escolha dos novos conselheiros em 2020 pela pandemia. “A presente proposição é necessária por conta da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus.
Nesse cenário, a realização da Conferência Metropolitana de Transportes, específica para eleição dos novos membros do Conselho Superior de Transporte Metropolitano – CSTM, que deveria acontecer no corrente ano, é inviável, tendo em vista que a sua realização, na forma presencial, ocasionaria aglomeração de pessoas e, na forma virtual, prejudicaria a plena participação da sociedade civil”, justificou Paulo Câmara.
Coincidência ou não, o projeto de lei surge após a candidata à Prefeitura do Recife, delegada Patrícia Domingos (Podemos), ter criticado a composição do conselho do Grande Recife.
A candidata disse que a representação do Recife estava desproporcional, pois Recife só tinha 2 dos 24 conselheiros, apesar de, segundo a candidata, representar 50% do movimento do Grande Recife.
As críticas da delegada foram em live com o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), na noite de quinta-feira (24).