Na segunda rodada de pesquisas do Instituto Conectar, para o democratas de Pernambuco desta vez, os pesquisadores buscaram saber a avaliação dos leitores quanto a gestão do prefeito do Recife, Geraldo Julio, o governador do Estado, Paulo Câmara, além do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Os dois socialistas fazem oposição ao presidente, sem partido.

Em linhas gerais, o prefeito Geraldo Julio chega ao fim do segundo mandato com uma avaliação positiva melhor do que à avaliação do governador Paulo Câmara ou o presidente Bolsonaro.

Em linha do que ocorre com os institutos de pesquisa mais recente nacionais, a pesquisa do Democratas também mostra uma leve recuperação da imagem do presidente, com uma redução de 3% no índice de ruim e péssimo, mas a rejeição de Bolsonaro ainda continua elevada no Recife, na faixa dos 42%.

Antes, era 45%.

Denúncias contra a Prefeitura do Recife Além disso, a pesquisa tentou medir o grau de conhecimento em denúncias de suposta corrupção envolvendo a prefeitura do Recife no combate ao coronavírus e sua veracidade, na opinião dos entrevistados. 21% não ouviu falar e 1% não soube nem respondeu.

De acordo com a mesma questão, a maioria dos recifenses (78%) tomou conhecimento das denúncias e também uma maioria de dois em cada três eleitores (68%) disseram acreditam que elas seriam verdadeiras. 20% disse que seriam falsas e 12% não sabe ou não respondeu.

Bastante exploradas durante a pandemia, a inclusão nesta segunda rodada da pesquisa dos questionamentos sobre gastos da PCR na pandemia indica que a oposição deve usar a polêmica no curso da campanha.

Paulo Câmara não ajuda nem atrapalha O governador Paulo Câmara praticamente manteve os mesmos patamares do levantamento passado.

O índice de ótimo e bom da gestão permaneceu em 24%, o índice de regular caiu apenas um ponto, de 38% para 37%, enquanto o índice de ruim e péssimo subiu um ponto, de 37% para 38%.

Longe do alarido das redes sociais contra o governador.

Como João Campos conta com a ajuda de Geraldo Julio para influenciar positivamente na disputa, não deve ter sido por outro motivo que desde esta semana que passou o prefeito do Recife tem se movimentado mais para mostrar resultados e continuidade.

Geraldo Julio anunciou o início das obras de dois conjuntos habitacionais no Bode, na zona Sul, além de visitar uma obra de grande porte de reformulação do Recife antigo, com residenciais e lojas.

Mendonça diz que antes de anunciar novo habitacional, Geraldo Júlio devia entregar a moradia popular prometida na campanha Antigo Moinho Recife começa a ser reformado para dar espaço a residências, lojas e hotel no Recife Antigo Dados da pesquisa A coleta das entrevistas foi realizada entre os dias 21 e 24de agosto de 2020.

Foram realizadas 800 entrevistas comeleitores de Recife, consequentemente, a margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 3,5pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais apresentados.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

A pesquisa foi contratada pelo Democratas de Pernambuco.

A pesquisa foi registrada sob o número: PE-07000/2020