Por Larissa Lira O Governo de Pernambuco, na última sexta-feira (19), colocou a regulamentação do acesso a praias, parques e calçadões a cargo das cidades.

Diante disso, os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Paulista começaram a permitir o acesso aos locais a partir do último domingo (21).

LEIA TAMBÉM: > Pernambuco registra 18 novas mortes por coronavírus nesta segunda-feira (22) > Igrejas e templos religiosos podem retomar celebrações a partir desta segunda-feira (22) em 99 cidades de Pernambuco > Shoppings reabrem ao público nesta segunda-feira (22) no Grande Recife e parte do interior de PE Jaboatão dos Guararapes O primeiro município a aderir a reabertura foi Jaboatão dos Guararapes.

O acesso as praias, calçadões, praças e parques do município foi autorizado nesse domingo (21).

No entanto, não estão permitidos banho de mar, prática de esportes náuticos e qualquer tipo de atividade econômica.

Também continua proibido o uso de barracas, guarda-sol, cadeiras, isopor, caixas térmicas, consumo de alimentos e bebidas.

Os parquinhos infantis, equipamentos esportivos, módulos de ginástica e musculação, campos e quadras permanecem fechados.

Paulista Já a prefeitura de Paulista autorizou a partir desta segunda-feira (22), o acesso as praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha.

No entanto, permanece as ações educativas para evitar aglomerações e para orientar o público quanto ao uso da máscara que continua obrigatório, evitando assim o contágio pelo novo Coronavírus.

O Decreto determina que a população pode tomar banho de mar, praticar caminhadas, corridas e até esportes individuais.

Mas continua proibida aglomeração de pessoas, pratica de esportes coletivos e consumo de bebida alcoólica em barracas ou bares.

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, informou que a Guarda Municipal vai atuar neste controle, orientando a população do que pode e o que não pode neste momento de retomada gradual.

Cabo de Santo Agostinho No Cabo de Santo Agostinho, a abertura gradual dos parques, praias e praças começa a valer, oficialmente, a partir desta terça-feira (23).

A fiscalização será intensificada nesses locais, observando as regras que constam do Decreto Municipal nº1.916, publicado no Diário Oficial dos Municípios nesta segunda-feira (22).

A partir da terça-feira (23) ficam autorizadas as atividades físicas individuais, a exemplo de corrida, caminhada e passeio de bicicletas nas praias e parques.

Permanece obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento mínimo entre as pessoas.

Está proibido a comercialização de alimentos e bebidas alcoólicas nas faixas de areia, aglomerações, uso de barracas, guarda-sol, cadeiras de praia e isopor, bem como os esportes coletivos.

Também está suspenso o banho de mar e práticas de esportes e passeios náuticos e a utilização de parques infantis.