Negação da realidade Bolsonaristas ainda acreditam nas manifestações de domingo Da Equipe de Análise BITES, em artigo enviado ao blog Mesmo diante da pandemia declarada do Coronavírus, ainda há um conjunto de bolsonaristas, incluindo lideranças parlamentares, que insistem na realização de manifestações do próximo domingo, 15, em defesa do presidente da República.
Na ausência de proibição expressa das autoridades ou mesmo de pedido direto de desmobilização de Bolsonaro, parte da sua rede de apoiadores ainda acreditar ser possível ocupar as ruas daqui a três dias.
Desde domingo passado, o Sistema Analítico BITES identificou 981 mil tweets em torno do tema com o pico no dia 08 que registrou 250 mil posts.
Na segunda, 09, o volume caiu para 157 mil, subiu para 236 mil na quarta-feira,11, e havia alcançado 187 mil tweets até às 15h30 de hoje.
Hoje, expressões como cancelar, suspender, desmobilizar ou desmontar associadas aos termos mais comuns das manifestações representam apenas 1% do volume total de citações no Twitter.
Os bolsonaristas estão se amparando em declarações de autoridades, como o ministro da Saúde ou mesmo o governador João Dória, para dizer que nada foi proibido até agora.
Uma frase retirada da entrevista de Doria, hoje pela manhã, está sendo utilizada por perfis de apoio ao presidente Bolsonaro.
DORIA LIBERA AS MANIFESTAÇÕES NA PAULISTA “Não há necessidade de fechar escolas, seja do ponto de vista de saúde ou sanitário.
Não é necessário neste momento impedir a realização de eventos esportivos, musicais ou de outra natureza”.
Na realidade, o governador paulista colocou essa questão dentro do contexto de evitar a criação de pânico na sociedade e também disse que a decisão de suspender atividades públicas será uma questão de saúde pública, não de natureza política.
No universo do bolsonarismo, a deputada federal Carla Zambelli (PSL) se transformou nas últimas semanas na principal fonte de convocação dos atos programados para domingo.
Entre hoje e hoje, quando a pandemia já estava declarada, a parlamentar fez 12 posts em seus perfis oficias convocando os aliados para o dia 15, como os dois a seguir: Quinta-feira, 09h05 Neste 15 de março, vamos às ruas em defesa do Governo Bolsonaro! ????
Eu estarei na Avenida Paulista, às 13h!
Demais cidades: Link na bio e nos destaques -carlazambelli.com.br/15-de-marco Quarta-feira, 22h40 Doria DESCARTA vetar as manifestações de domingo.
Outro bolsonarista influente, o jornalista Alan do Santos, do portal Terça Livre, também não mudou o perfil do seu Twitter que ainda convoca para os atos de domingo.
Numa espécie de seguro prévio, alguns perfis bolsonaristas acreditam que os governadores adversários do presidente, especialmente Doria e Wilson Witzel, podem decretar a proibição de grandes manifestações em seus estados com a intenção de impedir os atos de apoio a Bolsonaro.
Assim, os aliados do presidente poderiam ter argumentos para justificar a desmobilização.