O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), fez uma transmissão ao vivo no início da tarde desta quarta-feira (8) em que aparece assistindo a uma declaração do norte-americano Donald Trump pela televisão.
O discurso de Trump foi sobre a crise entre Estados Unidos e Irã.
Quando é encerrada a transmissão da fala de Trump, Bolsonaro afirma que “o Brasil deve se omitir no tocante aos acontecimentos”, mas aproveita para criticar o ex-presidente Lula (PT). “Eu queria dizer apenas uma coisa: o senhor Luís Inácio Lula da Silva, enquanto presidente da República, esteve no Irã e defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima de 20% e seria para fins pacíficos”, diz Bolsonaro. “Nossa Constituição diz no seu artigo 4º que a república federativa rege-se na suas relações internacionais nos seguintes princípios: a defesa da paz e o repúdio ao terrorismo”.
Trump afirmou que acredita que o Irã está “se acalmando” e prometeu impor novas sanções econômicas ao país.
LIVE: President @realDonaldTrump Addresses the Nation https://t.co/vRH9gVAD0N — The White House (@WhiteHouse) January 8, 2020 Na última quinta-feira (2), um ataque a mísseis dos Estados Unidos ao aeroporto de Bagdá, no Iraque, matou um general iraniano.