O ex-deputado Oseas Moraes, pai do deputado estadual reeleito Diogo Moraes, do PSB, disse, nesta tarde de quinta-feira, em uma rádio do Agreste, que o filho enfrenta problemas de sáude, como uma crise de depressão, chegando até mesmo ser internado em um hospital em São Paulo, no sábado passado, para tratamento.
Em função dos problemas de saúde, o parlamentar deve tomar posse oficialmente no novo mandato em um mês, já tendo comunicado a situação ao presidente da Alepe, Eriberto Medeiros. “Não há prazo para alta, mas ele já está em um apartamento, depois de sair da UTI, está hospitalizado mas vai voltar às atividades parlamentares”, informou Oseas Moraes. “O pio já passou e ele está se recuperando” Diogo Moraes já foi diplomado pelo TRE, depois de ter obtido mais de 50 mil votos.
Posse dos deputados A cerimônia de posse dos 49 deputados estaduais que irão compor a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco será realizada nesta sexta (1º de fevereiro), a partir das 15h, no Plenário Governador Eduardo Campos, localizado no edifício Miguel Arraes de Alencar.
No mesmo dia, acontecerá a eleição dos membros da Mesa Diretora para o próximo biênio.
A reunião da posse será conduzida pelo atual presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP).
Ao lado dele, irão compor a mesa dos trabalhos dois deputados para assumir a 1ª e a 2ª Secretarias, o governador Paulo Câmara e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Adalberto de Oliveira Melo.
Após a realização do discurso de abertura, o presidente fará a leitura, por ordem alfabética, dos nomes dos deputados eleitos.
Logo em seguida, os mesmos irão prestar, em conjunto, o compromisso constitucional.
Após isso, os parlamentares serão chamados, a iniciar pelo presidente da mesa, para assinar o livro de posse.
Após isso, serão declarados empossados.
Eleição da Mesa Diretora Ao término da cerimônia de posse, será aberto o prazo para a inscrição dos candidatos aos cargos da Mesa Diretora.
De acordo com o Regimento, a votação é secreta.
A eleição será para os cargos de Presidente, 1º e 2º Vice-Presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º Secretários, e os respectivos suplentes.
Para serem eleitos, os candidatos devem conquistar 25 votos (maioria absoluta).
Caso não atinjam o número necessário para se eleger em pleito único, haverá um segundo turno de votação.
Os membros eleitos serão responsáveis por conduzir as atividades administrativas e legislativas da Casa pelos próximos dois anos.