A Força Sindical de Pernambuco convocou para ato nesta quarta (14) às 9h, em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Avenida Agamenon Magalhães.
A manifestação será um repúdio ao pronunciamento do presidente eleito, Jair Bolsonaro, sobre a decisão de extinção do Ministério de Trabalho.
A decisão foi anunciada pelo presidente eleito na última quarta-feira (7), quando ele afirmou que pretende incorporar o ministério em outra pasta, porém ainda não informou qual.
Com os rumores de mudanças, o Ministério do Trabalhou publicou na mesma semana uma nota em que afirma que é a casa dos “anseios da classe trabalhadora e do empresariado moderno” e que é “seguramente capaz de coordenar as forças produtivas no melhor caminho” para o Brasil.
Veja a nota do Ministério do Trabalho na íntegra, publicada na véspera do anúncio de Bolsonaro: “O Ministério do Trabalho, criado com o espírito revolucionário de harmonizar as relações entre capital e trabalho em favor do progresso do Brasil, completa 88 anos de existência no próximo dia 26 de novembro e se mantém desde sempre como a casa materna dos maiores anseios da classe trabalhadora e do empresariado moderno, que, unidos, buscam o melhor para todos os brasileiros.
O futuro do trabalho e suas múltiplas e complexas relações precisam de um ambiente institucional adequado para a sua compatibilização produtiva, e o Ministério do Trabalho, que recebeu profundas melhorias nos últimos meses, é seguramente capaz de coordenar as forças produtivas no melhor caminho a ser trilhado pela Nação Brasileira, na efetivação do comando constitucional de buscar o pleno emprego e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.”