Por meio da Fazenda, o governador Paulo Câmara anunciou que enviou para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) projetos relacionados ao sistema tributário estadual.

Uma das propostas visa a redução da alíquota do ICMS do diesel, de 18% para 16%. “Estamos cumprindo o compromisso firmado com a parcela mais necessitada da população e que deve ser vista com um olhar diferenciado na elaboração das políticas tributárias do Governo.

Também atendemos a uma reivindicação dos caminhoneiros, permitindo uma maior concorrência no modal rodoviário, tão importante para Pernambuco, que terá o diesel mais barato do Norte/Nordeste”, afirma Paulo Câmara, na nota.

Segundo a Sefaz, a redução da carga tributária do diesel irá gerar um aumento significativo na circulação de caminhões e tornará o Estado mais competitivo. “Pernambuco fica mais atrativo para investimentos, já que o custo do diesel tem muita representatividade não só no momento de escolha da localização da planta, mas principalmente nas decisões de distribuição dos produtos de uma empresa.

Para se ter uma ideia, o combustível representa cerca da metade do custo do profissional autônomo.”, disse o secretário executivo da Fazenda, Bernardo D’Almeida, em comunicado oficial.