Uma das novidades anunciadas foi a assinatura, no mês passado, em Brasília, da autorização para a Agrovia do Nordeste, terminal de açúcar localizado no Porto de Suape, movimentar outras cargas.
O projeto havia sido contemplado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, e solicitava a ampliação do Terminal da Agrovia do Nordeste, que armazena e exporta açúcar refinado, proveniente das usinas canavieiras do estado, para movimentar trigo, cevada e outros grãos.
A empresa está investindo em expansão física e de equipamentos para receber as novas cargas.
Na área industrial, o polo de geração de energia receberá o terceiro projeto de usina térmica a gás natural.
A CH4 Energia pretende construir a sua planta num terreno de 15 hectares, que deve gerar 2,5 mil empregos e demandar um aporte de R$ 4,5 bilhões de investimentos.
A usina deverá ser construída ao longo de 2020 e operar a partir de 2024.
Outros dois projetos de usinas térmicas a gás natural em Suape estão em curso e dependem, assim como a CH4, da realização do leilão de energia do Ministério de Minas e Energia, que deve acontecer em dezembro, para se concretizarem.
O Complexo Industrial Portuário de Suape conta com cerca de 100 empresas instaladas em seu território de 13,5 mil hectares, localizado nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.
Esses empreendimentos somam mais de R$ 50 bilhões em investimentos privados, empregando um total de 22 mil trabalhadores diretamente.
De janeiro a setembro de 2018, a movimentação de cargas no Porto de Suape somou 17,4 milhões de toneladas de cargas.
O aumento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 3,7%.
Destaque para os granéis líquidos, que representaram 76% da movimentação total, com 13,1 milhões de toneladas e 7,3% de aumento em relação a 2017.
O secretário Antonio Mario pontuou os diferenciais do empreendimento e seus avanços. “Estamos há pouco tempo administrando a secretaria e o Complexo Industrial Portuário.
Foi e é um trabalho extremamente engrandecedor para todos nós.
Somos uma equipe envolvida e buscando sempre o desenvolvimento do estado.
Estamos apostando na chegada de novas indústrias e muitas já demostraram interesse por Pernambuco.
O ano de 2019 chegará com boas notícias para o estado”, comemorou.