O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), respondeu na tarde desta segunda-feira (29), pelo Twitter, a mensagem do adversário Fernando Haddad (PT), que o parabenizou pelo resultado.
Mesmo após o fim do segundo turno, Bolsonaro não “desmontou o palanque” e usou ironia na publicação, contra o petista. “Senhor Fernando Haddad, obrigado pelas palavras!
Realmente o Brasil merece o melhor”, afirmou.
Antes, o candidato do PT havia também usado o Twitter para desejar sorte a Bolsonaro. “Presidente Jair Bolsonaro.
Desejo-lhe sucesso.
Nosso país merece o melhor.
Escrevo essa mensagem, hoje, de coração leve, com sinceridade, para que ela estimule o melhor de todos nós.
Boa sorte!”, disse o petista.
LEIA TAMBÉM » Do baixo clero para o Planalto: Bolsonaro é eleito presidente » ‘De coração leve’, Haddad deseja ‘sucesso’ a Bolsonaro no Twitter » Ciro deseja ‘boa sorte’ a Bolsonaro e diz que ele ‘enfrentará’ oposição » Bolsonaro perdeu para Haddad em cidade que citou após ser eleito » Haddad vence no Nordeste e PT mantém hegemonia na região » Será Bolsonaro o ‘novo Temer’ de Paulo Câmara?
Senhor Fernando Haddad, obrigado pelas palavras!
Realmente o Brasil merece o melhor. pic.twitter.com/OmgUMuasX4 — Jair Bolsonaro 1??7?? (@jairbolsonaro) 29 de outubro de 2018 Bolsonaro foi eleito nesse domingo (28), com 55,13% dos votos válidos.
Haddad obteve 44,87%.
Antes tido como “personagem folclórico” dentro do Congresso Nacional, nos últimos anos Bolsonaro passou a ser visto pelos seus seguidores como “salvador da pátria” e “mito”.
Apesar de ser deputado federal desde 1991, foi apontado como novidade.
Construiu o discurso em cima desses títulos e aproveitou a onda de decepção com o PT e o PSDB, que polarizaram as últimas cinco eleições gerais.
Já declarou voto em Ciro Gomes (PDT) e em Lula (PT) em 2002, mas, neste pleito, se colocou como contrário ao sistema.
Assim, e usando como nenhum outro candidato as redes sociais, saiu do primeiro turno como favorito, com 46,03%, o equivalente a 49.277.010 votos.
Haddad recebeu 29,28%, ou seja, foi a escolha de 31.342.051 eleitores.
Após ter sido eleito, em pronunciamento transmitido nas redes sociais, Bolsonaro acusou a imprensa de criticá-lo. “Colocando-me numa situação muitas vezes próximo a uma situação vexatória”, reclamou. “Peço a Deus coragem para poder bem decidir o futuro”.
O presidente eleito prometeu seguir o “ensinamento de Deus” e a Constituição. » Bolsonaro vence em 16 unidades da Federação, Haddad em 11 » Após derrota, Haddad defende democracia e conexão do PT com mais pobres » No segundo turno, Ciro Gomes devolve ‘rasteira’ no PT e ‘isola’ Haddad » Anistia Internacional diz que vitória de Bolsonaro é ‘risco’ para minorias » Mulher de Moro comemora vitória de Bolsonaro nas redes sociais » Estaremos na oposição ao fascismo, diz Humberto Costa sobre Bolsonaro Discursando em São Paulo depois de ter sido derrotado, Haddad defendeu a democracia, sinalizando oposição ao adversário. “Temos uma nação e precisamos defendê-la daqueles que de forma desrespeitosa pretendem usurpar o nosso patrimônio, do povo brasileiro”, afirmou o petista. “Não tenham medo, nós estaremos aqui, estaremos juntos”.
Haddad defendeu um reposicionamento do Partido dos Trabalhadores após o resultado da eleição. “Nos reconectando com as bases, com os pobres, para tecer um programa de nação que há de sensibilizar os corações”.