O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), provável ‘plano b’ do Partido dos Trabalhadores para a presidência da República, ainda não começou a campanha oficialmente e, na Justiça Eleitoral, ainda está registrado como vice, mas já começou a angariar votos de Lula (PT).
A candidatura do petista foi negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 31.
Dois dias depois, Haddad cresceu na pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com o Jornal do Commercio e a TV Globo, divulgada no JC nesta quinta-feira (7), em que apareceu com 10% das intenções de voto, contra 4% no levantamento anterior, de 20 de agosto.
O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, também cresceu, passando de 9% para 13%.
LEIA TAMBÉM » Ibope: Em Pernambuco, Ciro ultrapassa Bolsonaro e encosta em Marina » Bolsonaro perde para Ciro, Marina e Alckmin no segundo turno, diz Ibope » Bolsonaro mantém liderança; Ciro sobe e empata com Marina, diz Ibope » Jarbas e Humberto crescem na pesquisa JC/Ibope/TV Globo » Paulo abre vantagem em relação a Armando e lidera disputa, diz JC/Ibope/TV Globo Haddad esteve em Pernambuco no dia 1º de setembro.
No Estado, gravou imagens para o guia eleitoral em Caetés, cidade onde Lula nasceu, no Agreste pernambucano.
Depois, foi a Garanhuns para uma caminhada com o senador petista Humberto Costa, candidato à reeleição, o governador Paulo Câmara (PSB), que também disputa mais um mandato, e a postulante a vice na chapa, Luciana Santos (PCdoB).
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação - Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação Foto: Divulgação - Foto: Divulgação Foto: Divulgação - Foto: Divulgação Foto: Andréa Rego Barros/Divulgação - Foto: Andréa Rego Barros/Divulgação Foto: Andréa Rego Barros/Divulgação - Foto: Andréa Rego Barros/Divulgação Foto: Divulgação - Foto: Divulgação » PT orienta militância a não mencionar Lula como candidato » Fachin nega pedido de Lula contra impedimento de candidatura » Em novo vídeo, Temer direciona ataques a Haddad e defende reforma trabalhista » Haddad é denunciado por corrupção passiva e associação criminosa » Ministro do TSE barra inserção com Lula e Haddad em 4ª derrota do PT No ato político, foi saudado pela militância como “presidente”.
Apesar disso, ainda sob a indefinição do PT sobre recursos, evitou se colocar como candidato.
Marina vence em Pernambuco sem Lula Sem Lula, quem vence em Pernambuco é a candidata da Rede, Marina Silva (Rede), que apareceu com 15% das intenções de voto, uma queda de um ponto percentual em relação à pesquisa anterior.
Marina foi a mais votada no Estado no primeiro turno de 2014, quando estava no PSB e sucedeu na chapa o ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo durante a campanha.
Depois de Marina, vem Ciro Gomes (PDT), que cresceu de 9% para 13%.
Em terceiro, Jair Bolsonaro (PSL), candidato que manteve 12% das intenções.
Geraldo Alckmin (PSDB) também continua com 6%. » Saiba se os candidatos a governador consideram a prisão de Lula justa » Em PE, Haddad critica MDB, que está na coligação de Paulo e do PT » Haddad destaca frase de Eduardo Campos na terra de Lula » Com gritos de ‘Haddad presidente’, petista faz caminhada na terra de Lula » Paulo Câmara diz que Lula será presidente ‘e Haddad também’ Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo, Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) somaram 1%.
Guilherme Boulos (PSOL) e Eymael (DC) não pontuaram.
Brancos e nulos caíram de 37% para 27%.
Os que não sabem ou não responderam foram de 7% para 10%.
Esta é a segunda rodada da pesquisa Ibope JC/TV Globo, registrada no TRE com o protocolo 240/2018 e no TSE com o número 01246/2018.
Foram entrevistados 1.204 em 56 municípios de Pernambuco, entre os dias 2 e 4 de setembro.
A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95%.
Candidatura de Lula negada O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (6) negar um pedido formulado pela defesa do ex-presidente para afastar impedimento à candidatura do petista ao Palácio do Planalto.
Com base em um comunicado do comitê de Direitos Humanos da ONU, a defesa de Lula pretendia afastar os efeitos da condenação de Lula no caso do triplex, no qual foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. » Haddad evita se colocar como candidato e diz que vai esperar reunião com Lula » Estratégia de insistir na candidatura de Lula causa incômodo no PCdoB » Lula manda carta para Paulo criticando Temer e ministros de PE » ‘Se Lula mandar votar num jumento, eu voto’, diz petista em Caetés » Maioria do TSE decide barrar candidatura de Lula Por conta disso, o petista foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo TSE.
Ao negar o registro da candidatura de Lula, na semana passada, a Justiça Eleitoral deu dez dias para que o partido faça a substituição do candidato.
Com isso, Haddad, hoje registrado como vice, deve passar a disputar a presidência.
A deputada estadual do Rio Grande do Sul Manuela D’Ávila (PCdoB) fica com a vice.