O deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta quarta-feira (1º).
O parlamentar foi escolhido entre os parlamentares como nome de consenso para substituir o deputado Guilherme Uchoa (PSC), que faleceu no dia 3 de julho deste ano, após presidir por 12 anos consecutivos o legislativo estadual.
Na sessão que elegeu o presidente e o quarto secretário da Casa, Eriberto Medeiros obteve 40 votos a favor de seu nome, 6 votos nulos e 2 votos em branco.
Dos 49 votos em disputa, Edilson Silva (PSOL), que também concorreu à presidência, recebeu apenas 1 voto. Álvaro Porto (PTB) foi eleito quarto secretário da Alepe para a vaga de Eriberto, que precisou renunciar ao cargo para disputar a presidência.
Após ser eleito, em seu primeiro discurso como presidente, Medeiros agradeceu ao Pastor Cleiton Collins por ter retirado a sua candidatura em prol da ‘‘unidade da Casa’. “Temos o sentimento de gratidão ao deputado Cleiton Collins, que teve a grandeza de enxergar junto aos colegas de forma muito harmônica e principalmente dentro de nosso partido, a retirada da candidatura de seu nome em prol da união”, disse agradecendo também a Eduardo da Fonte, presidente do PP em Pernambuco, pela condução de todo o processo.
Em sua fala, o presidente empossado da Alepe disse que não admitirá interferências externas de outras instituições ou pessoas no Poder Legislativo estadual.
O mandato-tampão de Eriberto tem início nesta quarta-feira (1º) e a vai até o dia 31 de janeiro de 2019, quando termina o biênio 2017-2019.
Veja como fica a mesa diretora da Alepe Presidente: Eriberto Medeiros (PP) 1º vice-presidente: Cleiton Collins (PP) 2º vice-presidente: Romário Dias (PSB) 1º secretário: Diogo Moraes (PSB) 2º secretário: Vinícius Labanca (PP) 3º secretário: Júlio Cavalcanti (PTB) 4º secretário: Álvaro Porto (PTB)