Em função da paralisação do setor de transporte rodoviário nacional, que chega ao 7º dia, o prefeito de Flores, Marconi Santana, que preside o Cimpajeú (Consórcio de Integração dos Municípios de Pajeú) convocou para este domingo (27), às 13h, na sede da entidade, em Afogados da Ingazeira, uma reunião, em caráter urgência, com os prefeitos da região do Pajéu e Moxotó, para definir ações emergências que possam garantir os serviços essenciais aos munícipes.
A ideia inicial do presidente do Cimpajeú é a criação de um comitê de crise, envolvendo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e outros representantes da sociedade civil.
Marconi disse que o objetivo da reunião e a criação do comitê é garantir, através de uma medida judicial, o abastecimento de combustível para a frota de ambulâncias dos municípios da região. “Estamos mobilizando todos os prefeitos da região do Pajeú e Moxotó, para que juntos possamos definir ações em bloco, para enfrentarmos esse momento difícil que atravessa nossa população; principalmente na questão do atendimento nos hospitais.
Já estamos sem combustível, e precisamos de uma segurança jurídica para organizamos uma agenda de abastecimento das ambulâncias, como também, do transporte escolar, via comboio de caminhões-tanque, a partir da escolta policial”, disse o prefeito Marconi Santana, declarando-se preocupado.
O presidente do Cimpajeú disse que um documento será elaborado e será destinado ao Palácio do Campo das Princesas.
Efeito Caruaru A Prefeitura de Caruaru informou, neste sábado, que, a partir de uma orientação da prefeita Raquel Lyra, uma medida judicial foi produzida, na tarde deste sábado (26), com o objetivo de garantir o fornecimento de combustível e gás butano ao município.
No pleito, a gestão municipal pediu que a Justiça assegure que um comboio de caminhões-tanque, organizado pelo poder público municipal, possa vir até o Complexo de Suape fazer o carregamento e voltar sob a escolta da Polícia Militar de Pernambuco. “A medida, já aprovada pelo poder judiciário, visa, exclusivamente, garantir serviços essenciais à população caruaruense”, explicou a gestão.
Uma das retiradas de combustível realizadas pelo governo do Estado, neste sábado, vai levar gasolina para a polícia do interior do Estado.