A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) divulgou, nesta terça-feira, 13, os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado referentes ao quarto trimestre de 2017 e ainda o acumulado do ano.
Os dados mostram crescimento de 2% em 2017 com relação a 2016, o que mostra que a recuperação da economia pernambucana foi mais rápida que a brasileira no último ano.
O PIB pernambucano, a preços de mercado, alcançou R$ 172,3 bilhões em valores correntes. “Esse desempenho decorreu do comportamento agregado, no ano, dos três grandes setores econômicos: Agropecuária (19%), Indústria (-1,1%) e Serviços (1,9%)”.
Na comparação do quarto trimestre de 2017 com igual período de 2016, o indicador que mede a economia pernambucana apresentou uma elevação real de 2,3%.
Esse desempenho decorreu do comportamento, no trimestre, dos três grandes setores econômicos: Agropecuária (15,2%), Indústria (0,9%) e Serviços (2,2%).
Em valores correntes, o PIB do quarto trimestre de 2017 alcançou R$ 47,4 bilhões.
O presidente da Agência Condepe/Fidem, Bruno Lisboa, comentou. “Pernambuco está no rumo certo, com a realização de investimentos pelo governador Paulo Câmara nos principais setores do Estado.
Desta forma, a perspectiva é de que os números sejam ainda melhores para 2018, podendo chegar até os 3%.
Os resultados revelam que a economia de Pernambuco está pungente.
Quando a economia cresce, o emprego e o desenvolvimento também acompanham.
Esperamos que o PIB de 2018 confirme esse percurso de consolidação, com mais desenvolvimento e mais emprego para a população pernambucana”.