O ideal é que a ponte no Pina fosse triplicada, uma vez que tem décadas, e que o túnel da Via Mangue não tivesse acabado no meio do caminho, passando por baixo da via e depois levasse o fluxo dos carros vindo de Boa Viagem por trás do DER, até chegar a ponte expandida.

Mas soluções definitivas não são nosso forte.

A solução da Via Mangue ficou incompleta.

Pois bem.

Nesta quarta-feira, os membros da Comissão especial interpartidária com a finalidade de fiscalizar, in loco, o tráfego da Zona Sul, discutiu e aprovou a primeira sugestão para resolver a confusão no Pina.

Os vereadores sugerem que se compartilhe a Faixa Azul, com ônibus e veículos, no horário de rush, entre às 7h e 10h da manhã.

Nesta semana, no meio do feriado, alguns vereadores participam de reuniões, em São Paulo, com a Secretaria de Mobilidade e Transportes da Cidade e com o SPTrans.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Marco Aurélio (PRTB), “o intuito é desafogar o trânsito, dando condições para a mobilidade urbana.

Utilizando com mais racionalidade a via, para que seja beneficiado tanto os usuários do transporte coletivo, quanto de carros particulares”.

Participam das reuniões os vereadores Wanderson Florêncio (PSC) e Gilberto Alves (PSD), presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara.

Eles reafirmam que os parlamentares não são contra a Faixa Azul, porque entendem a importância de um transporte público de qualidade para a população. “A Faixa Azul é uma maneira de estimular o coletivo, porque dá mais velocidade aos veículos.

No entanto, observamos que o setor carece de investimentos para que mais pessoas utilizem , inclusive em conjunto com outros modais”.

A reunião desta quarta-feira, 07, ocorreu na sede do SPTrans e contou com a participação de profissionais da diretoria de Operações, da superintendência e da gerência de Planejamento, entre outros.

Na avaliação do presidente da Comissão Especial Interpartidária para Fiscalizar o Tráfego, Marco Aurélio, o trabalho tem sido produtivo. “Esta Comissão e a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana reafirmam o compromisso de sugerir melhorias para trânsito da cidade.

Nós vamos encaminhar a proposta aprovada para a CTTU”.

A comissão especial foi criada na Câmara do Recife, na semana passada, após inúmeros debates sobre os constantes congestionamentos na Zona Sul da cidade.

O problema ganhou densidade após a implantação da Faixa Azul, na Avenida Antônio de Góes, no Pina.

Os vereadores realizaram uma ‘fiscalização’ no local, na manhã desta segunda-feira, 05, e viajaram a São Paulo, onde participam de reuniões com profissionais da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Cidade e com o SPTrans.