O deputado estadual Tony Gel (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco durante sessão desta quarta-feira, 07, para destacar os números positivos do combate à violência em Caruaru, desde a implantação do BIEsp (Batalhão Integrado Especializado de Policiamento) na Capital do Agreste.
Tony Gel informou que, comparando o período atual com o anterior ao BIEsp, houve uma redução de 50% da criminalidade.
O parlamentar também observou que, com relação aos assaltos, a redução foi de 44%, passando de 652 para 363, conforme dados divulgados pela Polícia Militar de Pernambuco. “Venho à tribuna para fazer um registro muito importante.
O ano passado houve uma cobrança muito grande da população de Caruaru e da Região Agreste para que houvesse investimento do Governo do Estado na questão da segurança pública.
Nós já havíamos solicitado do governador Paulo Câmara a instalação de um novo batalhão em Caruaru, e o governador se comprometeu com esse equipamento.
E em tempo recorde foi inaugurado o BIEsp, o 1° Batalhão Integrado Especializado em Pernambuco, que é um dos poucos que se tem conhecimento no Brasil, naquele estilo de Policiamento ostensivo”, afirmou. “O resultado é o melhor possível.
Se nós fizermos um paralelo deste período para o período anterior à instalação do 1° BIESP, à redução da criminalidade em Caruaru supera 50%, então, é uma vitória extraordinária do Governo do Estado. É uma vitória nossa!
E aqui eu quero parabenizar o comando e os policiais do BIEsp pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela unidade em Caruaru”, disse Tony Gel.
Foto: Jarbas Araújo Novaes debate sobre segurança pública Já o deputado Rodrigo Novaes debateu, na última terça-feira (6), o tema sobre a segurança pública em Pernambuco no plenário Eduardo Campos na Assembleia Legislativa.
O parlamentar fez questão de registrar todo esforço que tem sido feito pelo Governo do Estado e bateu no ponto da responsabilidade do Governo Federal na questão da entrada de drogas a armamento no território nacional. “Temos a polícia federal e rodoviária federal sem efetivo para defender nossas fronteiras e nossas estradas.
Também não contamos com a ajuda das Forças Armadas nesta tarefa”, destacou Novaes.
O vice-líder do governo Paulo Câmara na Alepe disse que não há um plano de segurança nacional. “Todo o país está passando por dificuldades no combate à criminalidade.
Ou enfrentamos de frente sem politizar ou eleitoralizar o tema, tratando das nuances sociais, ou não conseguiremos enfrentar esse momento”, ressaltou o deputado.
Ele lembrou que no início da semana foram chamados pelo governo Paulo Câmara 1200 homens e mulheres que irão integrar a polícia civil. “Isso permitirá que todos os municípios contem com delegado e agentes”, acrescentou.
Além disso, o parlamentar disse que no mês de março serão enviados às ruas mais 1200 homens da polícia militar. “Sabemos que isso não é o bastante, mas muito se tem feito. É necessário que o Governo Federal faça a sua parte também.
Vamos continuar cobrando, não só ao executivo, mas também ao poder judiciário, esforços para que tenhamos mais segurança no nosso Estado”, finalizou.