A cerimônia teve as participações do governador Paulo Câmara, do secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, da secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça, que representou o prefeito Geraldo Julio, do diretor executivo da Globalia, Javier Hidalgo, de Lisandro Menu Marque, diretor de desenvolvimento internacional da empresa, e de Enrique Martin-Ambrosio, diretor da Air Europa no Brasil.

Além do voo, o Governo de Pernambuco fechou uma parceria para a área de educação do Estado com a Globalia.

O grupo espanhol vai disponibilizar passagens aéreas de ida e volta, Recife – Madri, para os alunos da rede estadual de ensino que participam do Programa Ganhe o Mundo.

A Globalia vai apoiar a instalação de cursos técnicos em atendimento hoteleiro e guias turísticos em escolas técnicas que serão inauguradas nos próximos meses.

Serão promovidos a capacitação e o intercâmbio dos professores pernambucanos, que levarão os melhores alunos para estagiar em setores da empresa dentro e fora do Brasil. “Pernambuco se destaca no Brasil por ser o Estado do futuro, pois, há dez anos, apostou que precisava ter um grande valor, e esse valor demos à Educação dos nossos jovens”, disse Paulo Câmara.

O governador lembrou que o Ensino Médio Público de Pernambucano saiu da 21ª colocação, em 2007, para o primeiro lugar no País. “Essa é uma agenda do futuro.

Uma agenda que queremos construir com muita gente.

E Javier (Hidalgo) também colocou esse valor como sendo muito importante.

Por isso, ele vai nos ajudar”, completou.

O governador pernambucano antecipou que uma das parcerias da empresa espanhola e o Governo do Estado será com o Programa Ganhe o Mundo, pelo qual mil estudantes do segundo ano do Ensino Médio de Pernambuco fazem intercâmbio no exterior dos idiomas espanhol e inglês. “Muitos desses jovens vêm para a Espanha.

Trazemos, por ano, 25, mas a Air Europa afirmou que vai nos ajudar a mais do que dobrar esse número”, comemorou Paulo.

A negociação com o Grupo Globalia começou ainda em janeiro deste ano. “Foram cerca de nove meses de contatos, mas com o Javier Hidalgo (diretor executivo) apenas em agosto.

Foi uma parceria fechada em tempo recorde.

Geralmente, eles passam entre um e dois anos para fecharem as novas rotas, mas, juntos, conseguimos fechar tudo de forma rápida e boa para o Estado.

Acredito que parcerias como essas têm feito também o turismo de Pernambuco crescer.

Chegamos ao 12º destino internacional, lideramos a malha aérea do Nordeste e o número de turistas que chega a Pernambuco não para de crescer.

Isso significa desenvolvimento, incremento na economia e geração de empregos para todos.

O benefício não é apenas para quem viaja de forma mais confortável. É também para o taxista, vendedor do coco, restaurantes, agências de turismo e dezenas de outros setores da economia voltada para o Turismo”, afirmou o secretário de Turismo Felipe Carreras. “A América Latina tem um grande potencial para expandir o setor de turismo e a Air Europa deseja que o Brasil seja a “porta de entrada” para que isso aconteça.

Vamos potencializar a marca Pernambuco na Espanha e na Europa.

Recife terá acesso a 100 destinos a partir de Madri”, informou Hidalgo.

Javier Hidalgo disse acreditar que Pernambuco pode ser um destino alternativo para os espanhóis e europeus ao México, República Dominicana, Caribe e Cuba.