Quando o ex-prefeito Newton Carneiro era socialista e cuidava da gestão de Jaboatão dos Guararapes, o Tribunal de Contas de Pernambuco realizou diversas auditorias em suspeitas de superfaturamento com iluminação pública.

A estatal municipal acabou sendo extinta.

Pois bem.

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu, nesta sexta-feira (28), em seu gabinete, o ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, para tratar sobre parcerias no setor de energia.

O gestor municipal disse ao ministro que, ‘com o objetivo de melhorar os serviços à população’, decidiu reativar a Empresa Municipal de Iluminação (Emlume), desativada há mais de dez anos.

Após o encontro, foi agendada uma nova reunião, para a segunda quinzena do próximo mês de agosto, no Ministério das Minas e Energia, em Brasília, quando a parceria será definida.

Anderson Ferreira explicou a Bezerra Filho a importância da operacionalização da Emlume e lembrou que, a retomada da empresa, será preparado o Plano Diretor do Jaboatão, inclusive com a abertura de licitação e manutenção do sistema de iluminação municipal. “Um dos compromissos da nossa gestão é garantir que Jaboatão seja uma cidade bem iluminada, até por questão de segurança para a população.

E há recursos para isso.

Atualmente, o município arrecada mais de R$ 45 milhões por ano só com a iluminação pública.

Com a retomada da Emlume, nossa meta é aumentar a arrecadação em 40%.

Serão recursos importantes para investir na iluminação pública da nossa cidade”, disse o prefeito.

Outros projetos entraram na pauta da reunião como investir na energia fotovoltaica e na geração de energia a partir dos resíduos sólidos, dois assuntos que serão levados ao Ministério das Minas e Energia, em agosto.

O ministro Fernando Filho prontificou-se a colaborar com o desenvolvimento do município do Jaboatão. “Investir em iluminação pública não é somente embelezar a cidade; passa, também, pela questão da segurança da população.

O Ministério das Minas e Energia está à disposição para atender às demandas e fazer as parcerias necessárias”, assegurou.

O senador FBC, pai de Fernando, ajudou na eleição de Ferreira, de olho nas eleições de 2018.

Ferreira esperava contar com a ajuda do Palácio, mas teve oposição na disputa.

Seja o filho ou o pai candidato em 2018, a cidade é estratégia nas eleições estaduais, por representar o segundo maior colégio eleitoral.