Após a reunião com prefeitos do Agreste do Estado e com o governador Paulo Câmara (PSB), que na ocasião assinou o decreto que cria o Batalhão de Operação Policiais Especiais (BOPE), o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, falou sobre o novo grupo que atuará contra a criminalidade em Pernambuco.
A criação do Bope no Estado recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no último dia 16.
A nova estrutura substituirá a Companhia Independe de Operações Especiais (Cioe) e terá um efetivo de 164 profissionais, que serão capacitados para atender a demandas de maior complexidade na área de segurança pública. » Criação do Bope em Pernambuco recebe parecer favorável da Comissão de Justiça Após o encontro desta terça, Gioia anunciou que de 164 profissionais passará para 300 policiais, ampliando a atuação de um batalhão com três companhias.
A seleção dos policiais para participar da capacitação específica ocorrerá nos próximos meses em Pernambuco. “O Bope é um anseio da Policia Militar do Estado e atuará com características próprias.
Não tem haver com com o Bope do Rio [de Janeiro], a não ser com a doutrina e pelo nome.
Além disso, se dá em outro cenário de criminalidade”, explicou o secretário. » Alepe adia discussão sobre a criação do Bope em Pernambuco Gioia disse também que a remuneração dos policiais foi levada e discutida com o governador Paulo Câmara antes mesmo da criação, por ser um função que pede dedicação 24h de uma atividade de risco. “Terá uma gratificação própria que faça jus a sua atuação”, esclareceu. “Os valores já foram definidos e aprovados pela Alepe e serão divulgados dentro do que desrespeite a transparência das constas do Estado”, completou.
O secretário de Defesa Social contou que o armamento utilizado pelo batalhão está em processo de compra. “Estamos comprando armamento importado, munições importadas, aeronave em processo de aquisição já em andamento pela Seplag, uma aeronave indicada.
Um grande ganho pra Pernambuco.
Previsão que tenhamos as aquisições no segundo semestre”, concluiu. » Oposição quer ouvir secretários sobre criação do BOPE e gratificação de PMs Reunião com os prefeitos do Agreste do Estado Dos 18 municípios do Agreste pernambucano, seis participaram da reunião nesta manhã com o governador Paulo Câmara.
Segundo o presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste de Pernambuco e prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, teve a garantia do Estado no reforço no 24º Batalhão.
O prefeito disse que há preocupação com o aumento de assalto nas regiões de polo de confecções, principalmente no período junino.
Segundo Vieira, o governador garantiu o aumento efetivo de policiais no batalhão da região e nas viaturas para que possa ter segurança. “Logo os homens serão formados como também questão de viatura para os batalhões para que a gente possa melhorar o sistema de segurança da região”, finalizou.