No dia em que são escolhidos os integrantes da Mesa Diretora do Senado, o líder do PT, Humberto Costa (PE), tem feito articulações para que o partido assuma a Primeira Secretaria, que cuida da gestão administrativa da Casa.

O nome indicado é o do senador José Pimentel (CE).

A eleição é na tarde desta quarta-feira (1º).

LEIA TAMBÉM » Eunício Oliveira deve ser eleito no Senado nesta quarta-feira Em vídeo publicado nas redes sociais, Humberto Costa negou que o PT tenha feito acordo com “golpistas” por um espaço na Mesa. “O posicionamento do partido não foi resultado de nenhuma concessão, de nenhum acordo que tenha sido feito com quem quer que seja.

A nossa representação proporcional advém dos votos que o Partido dos Trabalhadores obteve em 2010 e em 2014”, afirmou o senador. “O nosso compromisso continua sendo em defender a plataforma que é do PT, que é da esquerda, que é do povo brasileiro.” O petista ainda criticou o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Operação Lava Jato, para justificar a defesa de um espaço para o PT na Mesa. “Quantas vezes Eduardo Cunha manobrou para atender os interesses de seu grupo político enquanto a oposição estava alheia?”, disse. “Sem representação no Senado, vamos perder um espaço importante de combate e de participação das decisões da casa.” O senador Jorge Viana (PT-AC) também defendeu o espaço para o PT: Sem consenso, o PT liberou os senadores para votar em quem preferir para a presidência do Senado.

Nomes petistas têm indicado apoio a Eunício Oliveira (PMDB-CE).

As regras dizem que cabe à maior bancada, o PMDB atualmente, escolher primeiro o cargo na Mesa Diretora.

As seguintes são feitas na ordem de tamanho da representação dos partidos.

Como o PT tem a terceira bancada, segundo o partido, poderia escolher a Segunda-Vice-Presidência ou a Primeira Secretaria.