Em nota, moradores de Paulista, no Grande Recife, denunciam queimadas ilegais no Parque Municipal Natural Mata do Frio, na Estrada do Frio, em Jardim Paulista.

Segundo a nota, o local é alvo, há vários meses, de crime ambiental “devido às investidas de pessoas interessadas em ocupar ilegalmente a área”.

Confira trecho da nota: Quase que diariamente são registradas queimadas na área e moradores, principalmente do Condomínio Green Village, vêm denunciando à autoridades e nenhuma providência vem sendo tomada.

Os moradores temem a ocupação ilegal e desordenada da área, com consequente desvalorização dos imóveis, sem falar das inúmeras queixas de pessoas alérgicas que sofrem com a constante fumaça e e o mais grave: o crime ambiental, já que a área é reserva de Mata Atlântica e garantia de biodiversidade.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Paulista afirmou que medidas como a compensação ambiental (reflorestamento) podem ser impostas aos responsáveis pelos danos ambientais tão logo sejam identificados.

Veja o que diz a gestão municipal de Paulista: A Secretaria de Meio Ambiente do Paulista informa que ainda está delimitando a área devastada pelas últimas queimadas para poder identificar quais medidas serão adotadas, como a compensação ambiental (reflorestamento).

Essa medida, inclusive, pode ser imposta aos responsáveis pelos danos ambientais tão logo sejam identificados. É bom lembrar também que a prefeitura possui um projeto de parque para o local que vai contar com pista para cooper, academia da saúde e quiosque para lanches naturais, além de um centro de educação ambiental e uma trilha de percepção e vivencia com a natureza, voltada para crianças e adolescentes.

Todo o projeto será construído sob a concepção da arquitetura sustentável e da bioconstrução, respeitando os elementos já existentes e a topografia natural do terreno.