Nesta sexta-feira (26), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Habitação de Pernambuco (SecHab), anuncia a decisão do Ministério das Cidades em autorizar a migração de mais de 1.500 Unidades Habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para execução através do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) nos municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

O evento acontecerá no Palácio do Campo das Princesas, às 11h30, com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo; do governador, Paulo Câmara; e do secretário de Habitação, Marcos Baptista.

Com as autorizações das migrações, serão destravados os recursos para o andamento de obras de 1.528 Unidades Habitacionais, beneficiando mais de 6,1 mil pessoas.

As obras relativas à urbanização das áreas envolvidas, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação e a construção de equipamentos comunitários, permanecem no PAC, sob a responsabilidade de execução da SecHab.

O ministro das Cidades autorizará a construção de Unidades Habitacionais nos bairros de Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, e Passarinho e Estrada do Caenga, em Olinda.

Nesses casos, a SecHab disponibilizou terrenos e realizou Chamada Pública para a seleção das empresas especializadas.

Os bairros de Peixinhos e Azeitona, em Olinda, também terão construção autorizada pelo Ministério das Cidades, com Chamada Pública a ser feita posteriormente.

Ainda na ocasião, serão autorizadas as migrações de obras de Unidades Habitacionais em Charnequinha, no Cabo de Santo Agostinho, e Jardim Fragoso, em obras ligadas à Via Metropolitana Norte, em Olinda; estas, com Chamada Pública a se realizar.

Para o secretário Marcos Baptista, a parceria com o Ministério das Cidades é de grande importância no que diz respeito à viabilização das medidas necessárias para o incremento construtivo das Unidades Habitacionais no âmbito do Estado de Pernambuco. “Um dos objetivos da nossa política habitacional é garantir qualidade de vida e moradia digna à população.

A união de forças do Governo de Pernambuco com o Ministério das Cidades permitirá que essas famílias recebam suas casas com maior celeridade e toda infraestrutura no seu entorno”, explica o secretário.