O ex-prefeito do Recife João da Costa (PT) anunciou a pré-candidatura a vereador na eleição deste ano pelo Facebook, em vídeo em que alfineta o governo interino Michel Temer (PMDB).
A publicação da página ‘Eu tô com João da Costa’ foi patrocinada, mesmo após a condenação de três pré-candidatos na capital pernambucana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).
A Justiça Eleitoral, no entanto, não recebeu representações sobre o ex-prefeito nem analisou o caso.
Foto: reprodução do Facebook LEIA TAMBÉM » Ex-prefeito João da Costa vai ser candidato a vereador do Recife pelo PT A primeira a ser condenada por propaganda paga na internet foi a pré-candidata à prefeitura Priscila Krause (DEM).
Ao decidir contra ela, o TRE-PE afirmou que, como isso é proibido durante a campanha, é vedado também na pré-campanha.
Para a Justiça, essas publicações podem significar ‘abuso de poder econômico’. » TRE condena Priscila Krause por propaganda antecipada na internet, como pré-candidata no Recife » Após condenação, Priscila Krause pede “regras claras para uma pré-campanha justa” “O anúncio ‘patrocinado’ suprime consideravelmente o caráter democrático da rede social, ferindo – no caso da pré-campanha eleitoral – o princípio da isonomia entre os pré-candidatos, privilegiando aquele que dispõe de mais vigor financeiro para custear suas publicações, permitindo, assim, atingir um número infinitamente maior de usuários do que conseguiria através de um anúncio gratuito”, argumentou o juiz Clicério Bezerra e Silva, coordenador da Propaganda Eleitoral, na decisão contra a atual deputada estadual. » TRE-PE condena Edilson Silva por propaganda irregular na internet, como pré-candidato no Recife » Edilson Silva vai recorrer de decisão do TRE-PE sobre propaganda na internet » Isabella de Roldão também é condenada por propaganda antecipada » Isabella de Roldão vai recorrer da condenação por propaganda antecipada Depois de Priscila Krause, também por patrocinar posts no Facebook, foram condenados Edilson Silva (PSOL), que vai disputar a PCR, e a vereadora Isabella de Roldão (PDT), em pré-campanha para tentar mais um mandato na Câmara.
A punição aplicada contra todos foi o pagamento de multa de R$ 5 mil.
No caso da deputada, a denúncia foi feita pelo Ministério Público Eleitoral.
Porém, qualquer eleitor pode fazer isso levando as provas à 8ª zona eleitoral, que fica na Praça das Cinco Pontas, na área central do Recife.
O atendimento é das 12h às 18h de segunda a quinta-feira e das 8h às 14h nas sextas-feiras.
Os telefones para contato são: (81) 3194.9008, 3194.9708 e 3303.1050. » A três meses da eleição, pré-candidatos do Recife têm dificuldade de crescer nas redes sociais » Daniel Coelho e Geraldo Julio disputam curtidas nas redes sociais