Por volta das 10h30, foi aberta a reunião para a votação do relatório na Comissão do Impeachment.
Líderes de partidos e blocos terão 5 minutos cada para encaminhar o voto.
A votação será feita pelo painel eletrônico.
Não demorou muito e teve bate boca, em decorrência de uma discussão entre senadores.
Neste momento, ocorreu uma breve suspensão, por cinco minutos, para que ocorresse a troca de uma campainha, durante a reunião da Comissão Especial do Impeachment.
O presidente da Comissão Especial do Impeachment, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), garantiu que todos os passos da reunião desta sexta-feira (6), destinada à votação do relatório favorável ao prosseguimento do pedido de impedimento da presidente Dilma Rousseff, estão previstos e seguirão as regras regimentais e as decisões do colegiado.
Ele disse acreditar que a reunião será tranquila.
O senador explicou que terão direito à palavra os líderes partidários e dos blocos partidários com representação na Casa.
A votação será eletrônica e aberta.
O senador também falou sobre as etapas seguintes do processo, caso o voto do relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), seja aprovado.
Em entrevista à Rádio Senado, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) disse que seu voto é puramente técnico e se restringiu ao que foi aprovado pela Câmara dos Deputados, ou seja, as acusações de que a presidente Dilma Rousseff praticou as chamadas pedaladas fiscais e publicou decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso.
Relator do pedido na Comissão Especial de Impeachment do Senado, Anastasia falou que a dúvida sobre sua legitimidade para atuar nesta função, já que integra um partido de oposição ao governo, foi respondida pelo próprio Supremo Tribunal Federal.
Ele ainda fez questão de lembrar que a fase de votação de seu relatório nesta sexta-feira (6) ainda é uma fase preliminar, em que se julga a admissibilidade do pedido de impeachment de Dilma.
Apenas depois, caso seu voto passe pela comissão, é que o Plenário do Senado pode decidir sobre a questão.
Acompanhe suas declarações.