Um protesto foi realizado, na noite dessa quinta-feira (31), no estacionamento da Autarquia Municipal de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga).

Com faixas e cartazes, os manifestantes reclamaram de cortes no Programa Universidade para Todos de Pernambuco (Proupe) e cobram o pagamento das bolsas, que estariam atrasadas há quatro meses. “Novas bolsas não foram abertas, e a apreensão está grande.

Todas as autarquias municipais do interior do estado realizarão atos simultâneos.” - disse um dos coordenadores da manifestação ao Blog de Ronaldo César.

Outro Lado Em entrevista ao Blog de Jamildo, a Secretaria de Ciência e Tecnologia confirmou o atraso de três meses no pagamento das bolsas referente aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

De acordo com a assessoria, o mês de março ainda não está em atraso pois o pagamento pode ser feito até o dia 10.

Sobre o a situação dos estudantes, foi informado ao Blog que até a próxima segunda-feira (4) será efetuado o pagamento de duas parcelas das que estão em atraso, cerca de R$ 3 milhões.

Ainda de acordo com a Secretaria, até o fim do mês deve ser quitado o débito.

Em 2016, o programa passa por uma reavaliação e de acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, os alunos que já estão inseridos no Proupe não perderão suas bolsas, mas ainda não existe previsão de quando novas vagas serão abertas.

Proupe O programa, ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia, disponibiliza bolsas de estudo a estudantes de ensino superior das autarquias (faculdades) municipais do interior do estado.

Para concorrer a uma bolsa de estudo, o candidato deve ser brasileiro, não ter curso superior, ter cursado o ensino médio completo em escola pública e, se em instituição privada, na condição de bolsista integral.

Além disto, o aluno deve estar matriculado em autarquia integrante do Proupe.

O processo de avaliação dos candidatos é feito da seguinte forma: para os estudantes que estiverem cursando do segundo período em diante, a média das notas obtidas nas disciplinas cursadas, conforme o histórico escolar.

Já no caso dos alunos do primeiro período, será avaliada a nota do vestibular a que se submeteu para ingresso no curso para o qual pleiteia a bolsa.

Critério de manutenção de bolsa - O bolsista do Proupe deve manter vínculo de matrícula com o curso da autarquia para o qual concorreu à bolsa.

O aluno também deve apresentar aproveitamento acadêmico em, no mínimo, 75%, das disciplinas cursadas em cada período letivo e não pode está matriculado em outro curso.