Servidores federais realizam, em Recife e Brasília, na nesta quarta-feira (17/02), desde às 10 horas, um protesto local e outro nacional contra o aumento de 37,55% da Geap.

As manifestações são contrárias também às medidas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que prejudicam a operadora, por exigir reservas financeiras além da sua capacidade.

Na capital pernambucana, o Sindsprev promove manifestação em frente à sede da Geap, na Praça Chora Menino, Boa Vista, Recife.

Neste mesmo horário, na capital federal, a concentração dos trabalhadores será em frente ao prédio do Ministério da Saúde, com participação de uma delegação do Sindicato A manifestação nacional foi aprovada em Plenária Nacional da CNTSS/CUT, em Brasília, no dia 27/01, quando os dirigentes sindicais reiteraram as posições contrárias ao aumento abusivo e às medidas recentes da ANS que põem em risco a existência de todas as autogestoras de saúde, principalmente a Geap e favorecem os interesses dos planos privados.

O dirigente do Sindsprev-PE e conselheiro do Conad, Irineu Messias, manifestou a preocupação em relação à sustentabilidade financeira da Geap, relembrando que a ANS regula os planos de saúde privados e de autogestão e tem agido pesadamente contra a seguradora de saúde.

A CNTSS ingressou com uma ação judicial contra o aumento abusivo dos planos de saúde da Geap, que abrange todos os servidores dos sindicatos filiados.

O coordenador geral do Sindsprev-PE e dirigente da Confederação, José Bonifácio, destacou que nossa categoria precisa fortalecer a mobilização para conseguir reduzir o índice de reajuste.