Carnaval 2016 movimentou e aqueceu economia de Fernando de Noronha.
Foto: divulgação O arquipélago de Fernando de Noronha figurou novamente entre os destinos mais procurados para descansar ou curtir o Carnaval.
Gostando ou não da folia, grande parte das pessoas não abre mão de uma viagem no feriado.
De acordo com a Administração Geral da Ilha, nos dias que antecederam as folias de momo, 1.827 visitantes desembarcaram no arquipélago.
O fluxo é 7,1% maior que o de 2015, quando 1706 turistas entraram na Ilha.
Além de trazer mais alegria ao Carnaval de Fernando de Noronha, os turistas também ajudaram a aquecer a economia local. “As 114 pousadas credenciadas tiveram quase 100% de ocupação neste ano.
São mais de 1800 pessoas circulando, se alimentando nos restaurantes e bares, mergulhando, realizando passeios e adquirindo outros serviços.
Cada turista brasileiro que chega a Noronha gasta, em média R$ 423 por dia.
Já os estrangeiros gastam um pouco mais, cerca de R$ 523 por dia.” avaliou o Administrador Geral da Ilha, Luís Eduardo Antunes.
O arquipélago pernambucano possui hoje uma ampla rede hoteleira, com 114 pousadas credenciadas em consonância com as orientações do Ministério do Turismo.
De acordo com o presidente da Associação de Pousadeiros da Ilha, Pedro Costa, o período de folia foi de grande movimento. “É difícil afirmar que alcançamos 100% de ocupação, mas sem dúvidas, nós tivemos este ano uma taxa de ocupação de aproximadamente 90%”, afirmou.
Segurança O Comando da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA) do destacamento de Fernando de Noronha realizou uma operação especial durante este Carnaval.
A ação dos policiais intensificou a fiscalização de trânsito nas principais vias da Ilha, coibindo o consumo de bebida alcoólicas pelos condutores de veículos e também reforçar o combate ao tráfico de drogas no porto e aeroporto com apoio de um cão policial especializado em faro de entorpecentes.
De acordo com o comandante do CIPOMA-FN, capitão Sérgio Souza, não houve ocorrências relacionadas às festas do período momesco. “Nos anos anteriores registramos muitas brigas nos blocos, mas este ano foi muito tranquilo.
Estamos todos de parabéns”, comemorou.
Satisfação De acordo com a Pesquisa Perfil do Turismo Receptivo em Fernando de Noronha 2015, realizada pela EMPETUR em parceria com a Administração Geral da Ilha, o fluxo de visitantes brasileiros no arquipélago é de 93,16% e o de estrangeiros é de 6,84%.
A principal origem nacional é de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Os visitantes internacionais são dos Estados Unidos, Argentina e Itália.
Todos com média de permanência em torno de 05 dias.
A pesquisa também apurou o índice de satisfação dos mais variados atrativos do arquipélago pernambucano.
As belezas naturais aparecem em primeiro lugar, com 99,47% de aprovação.
A hospitalidade do povo noronhense também se destaca, com aprovação de 96,23% dos entrevistados.
Outros serviços, como segurança pública (95,20%), serviços médicos (72,82%), empresas de mergulho (98,24%) e passeios (96,11%) também conquistaram os turistas.
A pesquisa foi realizada em 04 períodos de 2015: janeiro, maio, julho e novembro.
A base do levantamento foi de 1.331 entrevistas.
O levantamento já foi reiniciado em 2016, tendo sua primeira etapa concluída em janeiro deste ano.