Foto: Priscilla Buhr/ Acervo JC Imagem Os vereadores do Recife lamentaram o falecimento do ex-vereador Liberato Costa Júnior nesta quarta-feira (13).

O velório ocorre no plenário da Casa, onde Liberato exerceu 10 mandatos, de 1955 a 2012.

LEIA TAMBÉM: > Políticos lamentam falecimento de Liberato Costa Júnior > Familiares e amigos de Liberato Costa Júnior prestam homenagem em frente à casa do ex-vereador > Jarbas, Humberto Costa e FBC ressaltam trajetória política de Liberato Costa Júnior > Tucanos lamentam morte de ex-vereador Liberato Costa Júnior “Recife, Pernambuco e o Brasil tiveram uma perda irreparável no dia de hoje.

Liberato Costa Júnior representava um expoente incalculável no grau histórico e político do país.

E a Câmara Municipal do Recife e seus vereadores perdem uma enorme referência política”, disse o presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB).

Confira os depoimentos dos vereadores: Vicente André Gomes, presidente da Câmara Municipal do Recife “Recife, Pernambuco e o Brasil tiveram uma perda irreparável no dia de hoje.

Liberato Costa Júnior representava um expoente incalculável no grau histórico e político do país.

E a Câmara Municipal do Recife e seus vereadores perdem uma enorme referência política.

Todos os políticos pernambucanos que tiveram uma referência histórica, como Miguel Arraes, Eduardo Campos, Paulo Câmara e Geraldo Júlio, tinham Liberato como um grande conselheiro, um grande orientador.

Uma referência deixada num momento tão critico em que o Brasil passa de ausência de expressões humanas e políticas de brasileiros com a envergadura de Liberato Costa Junior.

Ele, sem dúvida, fará muita falta.

Durante sua vida pública, Liberato constituiu um legado de homem público, voltado para a política da cidade do Recife, do nosso estado e do país.

Fez escola no que se refere à forma de fazer política, conviver com seus pares e com a sociedade brasileira.

Foi uma luz que iluminou a consciência política brasileira, mesmo nos momentos de trevas, onde a ausência de liberdade era considerada um valor maior e que aquele homem destemido enfrentou em prol da liberdade política e dos direitos individuais.

Daí a importância de Liberato não só para a Casa de José Mariano, mas para o conjunto da vida pública brasileira.

Deixa um vácuo, que dificilmente será preenchido, pelas lições que transmitiu, pelo valor humano e político e pelo seu encanto com o Recife, cidade a qual amou e exaltou durante toda a sua vida.

Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos.” Augusto Carreras, Primeiro secretário da Câmara Municipal do Recife “Liberato Costa Júnior foi um político que influenciou gerações e serviu de inspiração para outros políticos.

Ele conheceu e amou o Recife como poucas pessoas.

Foi um homem público de muita lucidez, que detinha informações precisas de várias épocas da história da Cidade e também da cena política atual.

A coerência sempre foi o norte das suas ações e a partilha de seus conhecimentos, orientou os mais jovens.

Ele, particularmente, influenciou os meus passos como vereador do Recife.

Eu lamento profundamente o seu falecimento.” Wanderson Florêncio, vereador do Recife “O destino resolveu homenagear Liberato Costa Júnior até no dia de sua morte.

Autor do Projeto de Lei que instituia Rádio Frei Caneca, o decano faleceu no mesmo dia que seu grande ídolo e referência, Frei Caneca.

Lamento essa grande perda da política recifense, pernambucana e brasileira."