Foto: Valter Andrade / Prefeitura de Jaboatão Por Mariana Araújo, do Jornal do Commercio Até dezembro, a maioria dos membros do PSB era uníssona ao responder sobre o processo eleitoral deste ano: “2016 só em 2016”.

Em Jaboatão, as movimentações começaram logo em seguida ao estouro dos primeiros fogos do réveillon.

O vice-prefeito, Heraldo Selva, movimenta-se por comunidades da cidade para garantir seu espaço junto ao partido na sucessão do prefeito Elias Gomes (PSDB).

Durante o mês de janeiro, o vice percorrerá comunidades do município para debater o projeto político do partido.

Em dezembro, Heraldo Selva deixou a pasta de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade para, segundo o próprio, “para nos dedicarmos exclusivamente a essa conversa com a população”.

No aniversário da cidade, em maio, foram espalhados outdoors com a foto do socialista.

No entanto, Heraldo afirma que ainda é cedo para se discutir uma candidatura na cidade. “O momento da definição de candidatura é posterior da discussão que a gente está começando a fazer com a população”, disse.

Segundo o vice, em março ou abril o quadro político do município estará definido.

Em resposta à entrevista concedida por Elias Gomes, publicada domingo no Jornal do Commercio, sobre a aproximação, no ponto de vista de Elias, forçada do PSB com o PSDB no Recife, Heraldo disse que vê o momento com “tranquilidade” e “sem angústia”. “Nós ajudamos Elias a se reeleger em 2012, quando fomos compor a chapa com ele.

Ou seja, o PSB fez esse gesto.

Ajudamos no que pudemos no governo do PSDB em Jaboatão, como vice-prefeito e partido.

E ajudamos nas iniciativas da gestão”, declarou.

LEIA TAMBÉM: > Veja vídeo que registra ‘cachorrada’ entre vereadores de Jaboatão > ‘PSB passa por uma profunda crise de gestão’, diz Silvio Costa > Veja a íntegra da análise oficial do PSB sobre o governo Dilma > Presidente do PSB diz que Dilma valoriza capital em detrimento da produção e do emprego “O PSB de Jaboatão se acha com legitimidade de fazer essa discussão junto à população.

Desde 2012, nós passamos o governo inteiro do PSDB dando todo o apoio necessário, o possível, com várias intervenções.

Contribuímos com tudo que podíamos fazer com o governo do PSDB em Jaboatão e agora o PSB se acha no direito de fazer esse debate com a população”, acrescentou o vice-prefeito.

Apesar do distanciamento com a entrega da pasta municipal e das movimentações políticas, Heraldo disse que mantém um bom relacionamento com Elias Gomes. “Minha relação com o prefeito Elias Gomes é preservada. É uma relação amistosa, sem nenhum problema.

Não tenho nenhum atrito com o prefeito Elias Gomes.

Acredito que ele entende o posicionamento do PSB e esse momento do cenário político local”, afirmou.

O apoio, segundo o socialista, continua de maneira institucional na gestão. “O PSB continua parceiro da Prefeitura de Jaboatão.

O que está em jogo no momento é a questão da população.

O PSB, quando eu falo, não é Heraldo Selva.

O PSB municipal e o PSB estadual, continuamos parceiros.

Mas isso não impede que o PSB faça discussão política com relação a 2016. É uma questão partidária, não é governamental, é do PSB”, disse Heraldo Selva.