Após muita cobrança dos produtores do Vale do São Francisco, que sofrem com a escassez de recursos hídricos, foi assinado, nesta terça-feira (15), contrato entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a empresa responsável pela execução das obras civis para a instalação de sistema de captação flutuante no perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, localizado no município de Petrolina (PE).
Os chamados flutuantes permitem que se capte água no volume morto dos reservatório, com a aceleração da queda do volume d’água no São Francisco.
Serão investidos R$ 12,7 milhões neste empreendimento. “O objetivo é assegurar a regularidade da oferta de água para áreas de produção irrigada afetadas pelos baixos níveis de vazão do São Francisco a partir do reservatório do lago de Sobradinho (PE) – ou pelos baixos níveis da água represada no próprio reservatório”, diz a entidade. “A Codevasf tem trabalhado com determinação para cumprir todos os prazos de instalação das estruturas de captação de água, de acordo com o que foi anunciado pelo ministro Gilberto Occhi”, afirmou Felipe Mendes, presidente da Companhia, no ato da assinatura do contrato.
Os serviços a serem executados pela empresa contratada compreendem basicamente a terraplanagem para construção do canal de solo compactado no interior do lago de Sobradinho.
Além do contrato, também foi assinada nesta terça-feira (15) a Ordem de Serviço da obra. “Iremos fazer todos os esforços para finalizar o mais rápido possível.
Em reunião com o presidente da Codevasf, entendemos bem a necessidade da urgência para conclusão dessa obra para a região”, afirmou o engenheiro civil Romildo Rodrigues Nogueira Júnior, representante da empresa contratada.
A Codevasf tem tratado como prioridade o processo de implantação de estruturas suplementares de captação de água para seus perímetros de irrigação nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas.
Ao todo, R$ 38,3 milhões foram destinados à Codevasf pelo Ministério da Integração Nacional para a execução das intervenções emergenciais de captação.
No Recife, no final da tarde, o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Petrolina, Luciano Fernandes de Albuquerque, encontrou-se, nesta terça-feira (15), com o governador Paulo Câmara.
Oficialmente, a conversa foi sobre a segurança hídrica no Sertão do São Francisco O encontro ocorreu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença do deputado estadual Miguel Coelho, um dos pré-candidatos do PSB a prefeitura de Petrolina. “Outro assunto que entrou na pauta da reunião foi a pactuação de ações conjuntas entre o Estado e o órgão no sentido de fortalecer o abastecimento de água na região, medida que contribuirá para reduzir os efeitos da estiagem prolongada”, informou o Palácio.