O advogado trabalhista Jefferson Calaça foi anunciado oficialmente como pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE) nesta terça-feira (15).
Cerca de 40 advogados prestigiaram o evento do movimento de oposição A Ordem é Para Todos, realizado no restaurante Bistrô e Boteco, no Recife Antigo.
Na ocasião, também foi apresentada a pré-candidata à vice-presidência, a advogada criminal Raíssa Braga, atuante no Agreste do Estado.
Até o momento, cerca de 2 mil advogados assinaram um documento que apoia a candidatura dos coordenadores da Ordem é Para Todos.
A previsão é de que haja, aproximadamente, 14 mil eleitores na eleição deste ano, que acontece no dia 18 de novembro. “O movimento surgiu em dezembro de 2014 com a proposta de combater a precarização da classe dos advogados, que é desrespeitada diariamente e não temos quem nos defenda”, afirma Calaça.
Entre as principais discussões do movimento, está a paridade de gêneros, o piso salarial, portal da transparência, congelamento da anuidade, combate à exploração nos escritórios de advocacia e ausência de regulamentação na central de correspondentes. » Leia mais: Ronnie Duarte deve lançar candidatura à presidência da OAB-PE nesta quarta-feira Para a pré-candidata a vice-presidente, advogada militante em Caruaru, Belo Jardim e cidades vizinhas, o movimento estabelece um diálogo importante entre os advogados da capital e do interior. “A advocacia do interior se sente esquecida e órfã da OAB.
Quando conheci o movimento e fui convidada para ser uma das coordenadoras, eu sempre retornava para o interior com um recado de esperança.
Fiquei surpresa com o convite para a vice-presidência e, como sou advogada militante, o ‘sim’ era necessário”, alega Raíssa.
O edital de inscrição das chapas será aberto na próxima sexta-feira (18).
A partir da data, os candidatos têm 30 dias para se inscrever.
A chapa do movimento A Ordem é Para Todos será composta por 82 advogados.