Sem alarde, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, do PT, já operou nos bastidores para que a Aeronáutica liberasse áreas em Fortaleza para um eventual projeto da Latam, no Ceará.
O pedido foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Pimentel, do PT de Wagner, que tem se movimentado bastante para atrair o projeto.
Nesta terça-feira, a luz do dia, o governador Paulo Câmara conversou com Aeronáutica em Brasília para assegurar área de expansão ao aeroporto.
O governador Paulo Câmara se reuniu com o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, para tratar da cessão de áreas da Aeronáutica para a ampliação do Aeroporto dos Guararapes, visando receber a possível implantação de um novo centro de vôos internacionais e nacionais – conhecido como “hub” – do Grupo Latam (formado pela TAM e pela empresa aérea chilena LAN).
Paulo Câmara esteve na Aeronáutica acompanhado do deputado federal Augusto Coutinho, dos secretários estaduais Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico) e José Neto (Assessoria Especial) e do chefe do escritório de Pernambuco em Brasília, Romeu Baptista.
Atualmente, a FAB conta com duas áreas integradas ao Aeroporto Internacional dos Guararapes: a Base Aérea e o Parque de Material da Aeronáutica no Recife (PAMA Recife).
São esses terrenos que farão parte da negociação entre a FAB e a Infraero. “Estou satisfeito com a reunião.
Foi um encontro muito transparente.
O brigadeiro Rossato se colocou à disposição para tratar das questões operacionais, de cessão de novas áreas para a aviação comercial no Aeroporto dos Guararapes”, informou o governador.
Segundo Paulo Câmara, será preciso um entendimento da FAB com a Infraero, com a qual o Governo de Pernambuco já vem conversando há algum tempo. “A gente recebeu da Aeronáutica disposição de negociar e construir alternativas, juntamente com a Infraero.