O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) traz ao Recife palestra do arquiteto argentino Claudio Sat, que participou da reorganização do porto de Veneza e da reconversão urbanística da área industrial e portuária de Lisboa, onde foi realizada a Expo'98. Área estratégica para o turismo e para a econômica da cidade, o Porto do Recife é facilmente descrito como o coração da cidade.

Em tempos de debate urbanístico intenso, o encontro visa enriquecer o pensamento e o debate sobre urbanismo e reconversão de áreas portuárias.

O evento acontece nesta quarta-feira (1), às 19h, no auditório da Toyolex, nas Graças.

Intervenções em áreas dessa natureza tem repercussão em toda a dinâmica de uma cidade.

Em Lisboa, por exemplo, a reconversão urbanística e requalificação ambiental de uma área de 340 hectares, antiga plataforma industrial e portuária marginal e obsoleta, permitiu criar uma nova centralidade metropolitana na parte oriental de Lisboa, junto ao rio Tejo. “Portugal é um bom exemplo, pois, ao longo de nove anos houve um processo de planejamento, concepção, construção e gestão concebido como um patrimônio para o futuro”, explica a conselheira do CAU/PE, Vera Pires, à frente da organização do evento, que tem o apoio do ArqDebates.