Voos da Azul partem do Aeroporto do Recife para 14 destinos diferentes.

Foto: Chico Bezerra/Acervo JC Imagem Paralelo às tratativas para tentar atrair o hub do grupo Latam (formado pela brasileira TAM e a chilena LAN), o governo de Pernambuco agora se articula para trazer o hub da Azul Linhas Aéreas para o Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Na manhã desta quinta-feira (18), o governador Paulo Câmara (PSB) reuniu-se - a portas fechadas - com a direção da Azul e o secretário de Turismo, Felipe Carreras.

O encontro estava fora da agenda oficial do gestor.

Fontes ouvidas pelo Blog afirmam que a conversa inicial entre o Governo e os investidores girou em torno de uma apresentação das potencialidades do Estado para atrair o hub da Azul.

Na bolsa de vantagens para o grupo, o governo apontou que o Estado reduziu a alíquota do ICMS sobre querosene de aviação, que passará de 25% para 12%.

Do Aeroporto Internacional dos Guararapes partem voos da Azul para 14 destinos diferentes.

No Palácio, o entendimento é que, ao contrário do hub da TAM, Pernambuco não deve disputar com outros Estados para atrair o centro de conexões da Azul.

Atualmente, a Azul Linhas Aéreas tem dois grandes hubs (centro de conexões de voos) no Brasil, nas cidades de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).

Em contato com o Blog, a assessoria de comunicação da Azul afirmou que não poderia divulgar nenhuma informação oficial sobre a possível instalação de um hub no Aeroporto do Recife.

Mas explicou que a companhia tem duas bases operacionais de pequeno porte no Nordeste - uma em Salvador e outra no Recife.

HUB LATAM - O Recife disputa a implantação do hub com Fortaleza (CE) e Natal (RN).

Nas últimas semanas, o governador organizou reuniões suprapartidárias com deputados da bancada federal e estadual, ex-governadores e senadores com o intuito de ampliar a rede de contatos com o governo federal.

A intenção é que os políticos usem a influência junto à União para pedir a cessão das áreas federais - através da Aeronáutica - do Parque Aeronáutico e da Base Aérea Recife à Infraero.