Dois meses depois de ser removido da Delegacia do Alto do Pascoal, na Zona Norte do Recife, o delegado Flávio Tau retoma as atividades na unidade nesta terça-feira (26/05).

Ele foi afastado depois de escrever um artigo no Blog de Jamildo reclamando das condições de trabalho.

Nesta manhã, o presidente da associação, Francisco Rodrigues, acompanhou de perto o retorno do delegado Flávio Tau e da equipe dele, formada por cinco policiais civis, entre eles um escrivão e um comissário, que também foram removidos. À frente da Delegacia do Alto do Pascal desde 2010, Flávio Tau foi afastado da unidade depois da publicação de uma portaria da Secretaria de Defesa Social, no dia 25 de março, no Diário Oficial.

A determinação foi dada logo após o delegado reclamar da falta de efetivo e de viaturas, que afetavam diretamente o andamento dos trabalhos na delegacia.

Responsável, sozinha, pelo atendimento de aproximadamente 10% da população do Recife, a delegacia contava apenas com 21 policiais civis.

Desses, três haviam sido relocados para outras unidades pela 5ª Delegacia Seccional (DESEC).

O afastamento indevido foi contestado imediatamente pela Adeppe, que atuou junto à Justiça para garantir o direito do associado de inamovibilidade relativa dos Delegados de Polícia, expressa em Lei Federal.

No último dia 20 de maio, os desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco, em sessão plenária, concederam, por unanimidade, mandado de segurança em favor de Flávio Tau e enfatizaram que o caso servirá como paradigma para qualquer outra remoção indevida, com ausência de motivação concreta e que não atenda ao interesse público.