O Seminário Todos por Pernambuco chega ao fim, nesta quarta-feira (29), com a etapa da Região Metropolitana do Recife, que acontece, a partir das 8h, no Centro de Convenções.

Com esta última rodada de participação popular, o Governo do Estado terá percorrido 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco, com a promessa de ter escutando a população para definir, de acordo com as especificidades regionais, as prioridades das políticas públicas que serão implantadas nos próximos quatro anos.

Mas não teve toda uma campanha para prometer?

De acordo com o governo, este já é o maior Todos por Pernambuco da história, com 14.717 participantes até a penúltima rodada, realizada em Palmares, na Mata Sul, no dia 24.

Em 2011, 12.078 pessoas se cadastraram nos seminários e 4.530 pessoas participaram em 2007.

Os números também já superaram a expectativa da Secretaria de Planejamento e Gestão, responsável pela organização do evento, que esperava a participação de 13.900 pessoas nos 12 Seminários de 2015.

Até agora, 15.254 propostas foram recolhidas, com uma média de mais de uma sugestão por pessoa. “A cada etapa do Todos por Pernambuco eu me convenço mais da importância desse processo e das peculiaridades que cada região do nosso Estado tem.

Nós temos ações integradas, que vão acontecer da mesma forma em todas as regiões.

Mas o processo de escuta é importante para sabermos exatamente as peculiaridades de cada local e o que está precisando ser trabalhado com mais dedicação, determinação e um olhar diferente”, afirma o governador Paulo Câmara.

O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, que marcou o fim da programação para o dia do seu aniversário, nesta quarta, diz que a importância do Seminário em um momento de crise como o atual.

Segundo ele, as contribuições dos participantes são fundamentais para estabelecer as prioridades neste período de dificuldades. “Nossos compromissos da campanha são reafirmados durante os seminários.

Em um período de crise, a margem de erro diminui bastante, e, só ouvindo o povo, podemos fazer as melhores escolhas”, afirma o secretário.

Pessoalmente discordo dessa demagogia.

O que se precisa ver é mais ação e menos retórica.

Além de Palmares e Timbaúba, na Zona da Mata, o Todos por Pernambuco percorreu os municípios de Surubim, Garanhuns, Caruaru, no Agreste, Araripina, Petrolina, Salgueiro, Floresta, Afogados da Ingazeira e Arcoverde, no Sertão.

A metodologia de funcionamento na RMR será o mesmo das outras rodadas.

A partir das 8h são realizadas as inscrições e o credenciamento da população para participação no Seminário.

Os interessados também podem dar suas contribuições pelo site www.todosporpe.pe.gov.br.

A abertura do evento está marcada para as 8h30.

Logo depois, são realizadas as salas temáticas. À tarde, durante plenária, são apresentadas as principais propostas discutidas nas salas e o encerramento do Seminário.

Na Região Metropolitana, assim como nas demais regiões, oito temas serão disponibilizados para discussão nas salas temáticas: educação e cultura; saúde; segurança; água; infraestrutura; cidadania; economia, sustentabilidade e inovação; e mobilidade urbana.

Educação e Cultura foi o tema mais procurado dos Seminários no Sertão e no Agreste.

Já na Zona da Mata, Cidadania teve destaque.