Reunião de governadores em Brasília para apresentar pauta para Dilma.
Foto: divulgação/Governo da Paraíba.
Três meses após o encontro de todos os governadores do Nordeste, no Estado da Paraíba, para definir as pautas prioritárias para a região, a presidente Dilma Rousseff (PT) finalmente encontrou brecha na agenda para recebê-los, no Palácio do Planalto.
Mas, de dezembro para março, o cenário político virou e as pautas dos gestores seguiram as mudanças.
Na manhã desta quarta-feira (25), os nove governadores se reuniram para alinhar as prioridades.
Em conjunto, redigiram um documento administrativo com uma redução das propostas apresentadas.
Entre os pontos estão: linha de crédito para os Estados com capacidade fiscal, manutenção dos investimentos em obras estruturadoras, como as hídricas, e verbas emergenciais para o combate à seca.
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, articulador do encontro, destacou que foi realizado um enxugamento dos 15 pontos apresentados na reunião de dezembro, quando a conjuntura do País era outra.
A crise política enfrentada pelo governo Dilma também não poderia ficar de fora da discussão.
Por isso, os gestores estaduais redigiram um documento político com o posicionamento diante da situação.
Ricardo Coutinho explica pautas que serão apresentadas a Dilma “Não existe uma pauta de cada Estado.
Nós trouxe, exclusivamente, pontos que são comuns a todo o Nordeste, até porque eu não lembro de nenhum momento em que um presidente da República se reuniu , fora da Sudene, com todos os governadores da região Nordeste.
O Brasil precisa de diálogos, o Brasil precisa de entendimentos e superar as adversidades que estão colocadas”, disse o governador da Paraíba Ricardo Coutinho, articulador do encontro.
Participam da reunião os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara; do Rio Grande do Norte, Robson Faria; da Bahia, Rui Costa; do Maranhão, Flávio Dino; de Sergipe, Jackson Barreto; do Ceará, Camilo Santana; de Alagoas, Renal Filho; e do Piauí, Wellington Dias.