Foto: reprodução da Internet Depois do julgamento do Mensalão, quando petistas graúdos como José Dirceu e José Genoíno foram condenados e continuaram no partido, o presidente do PT, Rui Falcão, diz agora que qualquer filiado que estiver comprovadamente envolvido com os desvios na Petrobras investigados pela Operação Lava Jato, serão expulsos da legenda. “Se algum filiado do PT, comprovadamente, estiver envolvido em atos ilícitos não continuará em nosso partido”, garante Rui Falcão. “Todos são inocentes até que se prove o contrário”, alerta, porém.
As declarações acontecem depois de o Ministério Público Federal (MPF) apresentar denúncia contra o tesoureiro do partido, João Vaccari Neto.
Rui Falcão disse que nenhum pedido formal para afastamento de Vaccari foi feito a ele. “Todas as nossas doações são legais, registradas através de operações bancárias, comprovadas e declaradas ao Tribunal Superior Eleitoral”, afirma o presidente do PT.
Rui Falcão também pede a militância petista que ajude com doações para as campanhas eleitorais do partido. “Precisamos retomar a prática de autofinanciamento, da contribuição de militantes e dos cargos eletivos.
Tudo isso faz parte da autonomia para financiarmos nossas próprias ideias”, diz.