Slogan Brasil Pátria Educadora com Cunha anunciando a demissão do Ministro da Educação parece piada.

Mas é trágico! — Luciana Genro (@lucianagenro) 18 março 2015 Candidata à presidência da República, Luciana Genro (PSOL) disparou críticas em sua página no Twitter criticando a relação estabelecida entre o PMDB e o governo federal.

O fato que deu origem ao comentário foi o pedido de demissão do ministro da Educação, Cid Gomes, após uma tumultuada sessão na Câmara dos Deputados.

O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), quase uma hora antes de o Palácio do Planalto confirmar o gesto do ministro. “Slogan Brasil, Pátria Educadora, com Cunha anunciando a demissão do Ministro da Educação parece piada, mas é trágico!”, comentou a psolista.

O fato é que o PMDB pressionou para que a presidente Dilma Rousseff demitisse ou aceitasse a demissão de Cid Gomes, do contrário o partido estaria fora do governo e da base aliada.

Ao fim da sessão, veio o anúncio da Casa Civil de que Cid estava fora dos quadros do governo.

A demissão ocorreu logo depois de o ministro participar na Câmara dos Deputados de sessão em que voltou a pontuar que os deputados “achacadores [oportunistas]” deviam sair do governo. “A minha declaração na Câmara é óbvio que cria dificuldades para a base do governo.

Portanto, eu não quis criar nenhum constrangimento.

Pedi demissão em caráter irrevogável”, declarou o ministro.