Foto: Moreira Mariz/Agência Senado O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) propôs ao governo federal a criação de um programa para evitar que o ajuste fiscal realizado na economia pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, acabe aumentando o desemprego no País.
A proposta, que FBC chamou de Programa de Sustentação do Emprego buscaria garantir que o setor produtivo fosse poupado dos cortes feitos pelo governo federal para combater a crise. “Me parece justo e adequado firmarmos este ajuste fiscal apenas na área das despesas para não sobrecarregarmos a produção, tendo em vista que o ambiente de negócios já está tão deteriorado”, diz.
O senador se diz preocupado com a possibilidade de o desemprego aumentar em um ano de travessia e ajustes na economia.
Fernando Bezerra Coelho prega a ampliação dos investimentos em infraestrutura, dando prioridade às obras das fases 1 e 2 do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Natural de Petrolina, no Sertão pernambucano, ele também defende que a prioridade seja dada às obras de recursos hídricos. “É preciso dar prioridade à conclusão da Transposição; do Cinturão das Águas, no Ceará; à Adutora do Agreste, em Pernambuco, e à Vertente Litorânea, na Paraíba”, exemplifica.
A proposta de FBC foi encaminhada ao ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.