Obras do Túnel da Abolição, na Madalena.

Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem.

Em construção desde maio de 2013, o Túnel da Abolição, na Madalena, Zona Oeste do Recife, está previsto para ficar pronto no próximo dia 15 de março, conforme prometeu o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Nesta quarta-feira (25), o secretário das Cidades, André de Paula, realizou nova vistoria das obras e sinalizou que faltam poucas intervenções para a finalização do projeto, que está atrasado há mais de um ano.

Segundo o titular da pasta, os trabalhos estão na fase final e se concentram em atividades de pavimentação, impermeabilização das paredes e acabamento. “As obras caminham para a fase final, contribuindo para que a liberação do tráfego aconteça no dia 15 de março, conforme foi anunciado pelo governador Paulo Câmara”, explicou.

Com 287 metros de extensão e orçamento de R$ 16 milhões, o túnel deveria ter sido entregue em janeiro de 2014.

O equipamento faz parte do Corredor Leste-Oeste do BRT (ônibus de trânsito rápido), projetado para ser inaugurado na Copa do Mundo e at? agora também sem conclusão.

Atualmente, a capacidade viária total do cruzamento da rua Benfica com a Real da Torre está estimada em 4.620 carros por hora.

Quando o túnel for entregue, a capacidade viária da interseção passará para, aproximadamente, 8.250 veículos por hora.

A circulação passará a dispor de três faixas de rolamento livre e sem interrupções na rua Real da Torre, e mais duas no prolongamento da avenida Caxangá.

O acesso dos pedestres ao túnel se dará por meio de escada e de elevador.

Também haverá uma parada de ônibus no local.