Prefeito anuncia reajuste salarial para professores.

Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação PCR.

No dia em que o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), anunciou aumento nos salários dos professores municipais, o vereador de oposição André Régis (PSDB) divulgou dados negativos de visitas feitas pela equipe do seu gabinete a 22 escolas recifenses e disse que a capital pernambucana é uma das piores do País nessa área.

Nas unidades espalhadas por todas as RPAs do Recife, foram encontrados calor excessivo nas salas de aula, iluminação deficiente, falta de espaços para recreios, confinamento em salas sem janelas, extintores de incêndio com validade vencida, falta de higiene nos banheiros, ausência de refeitórios, acúmulo de lixo e esgotos com mau cheiro na frente das escolas. “O IDEB divulgado há dois meses pelo MEC mostra que mais uma vez o Recife fracassou.

Tivemos uma nota de 4.3 para a rede pública, colocando o Recife como uma das piores capitais do Brasil”, critica André Régis, que criou um site para acompanhar a situação da educação no município.

LEIA TAMBÉM: » Boa notícia.

Geraldo Julio anuncia reajuste no salário dos professores Ele também diz que algumas das fiscalizações realizadas em anos anteriores fizeram com que a prefeitura buscasse resolver os problemas apresentados.

Ele cita uma escola onde havia apontado a possibilidade de deslizamento de barreiras, e a PCR iniciou obras de contenção.

André Régis também criticou o programa de robótica nas escolas, uma das principais vitrines da gestão Geraldo Julio. “A gente não encontra esse programa em funcionamento embora tenham sido investidos mais de 70 milhões de reais nesse projeto que corre o risco de ter jogado dinheiro fora.

Exceto em algumas unidades que a prefeitura utiliza como programa-piloto, nas demais não há a menor condição de o programa funcionar porque não existem salas adequadas e os professores não receberam o devido treinamento”, diz.

O vereador lembra ainda que cada criança matriculada na rede pública custa R$ 800 à PCR. “Esse valor corresponde à mensalidade das melhores escolas particulares do Recife.

Então o que queremos é o mesmo padrão de ensino para as crianças pobres que frequentam as escolas públicas municipais”, cobra o tucano.