Foto: José Cruz/ABR O deputado Arlindo Chinaglia (PT-RS) é o indicado do PT para concorrer à Presidência da Câmara em 2015.
A escolha do novo presidente da Casa ocorre no início de 2015, quando começa uma nova legislatura.
Coube ao deputado Vicentinho (PT-SP), líder do partido na Câmara, fazer o anúncio do nome de Chinaglia durante sessão do Congresso Nacional nesta quarta-feira (17).
Vicentinho afirmou que a candidatura do amigo gaúcho representa a “abertura do diálogo” e o “respeito a todas as outras candidaturas”.
O parlamentar paulista ainda puxou um coro com dizeres como “Um, dois, três, Arlindo outra vez”.
Arlindo Chinaglia já foi presidente da Casa e sua candidatura para 2015 já conta com o apoio do PROS e do PCdoB.
O principal adversário dos petista é o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), que já lançou sua candidatura com o apoio de outras legendas.
O deputado é desafeto declarado da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) e já criou uma pequena “rebelião” com os deputados de seu partido contra o Planalto, contando com o apoio do atual presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Alves guarda ressentimentos contra o PT e, em especial, o ex-presidente Lula (PT).
Informações de bastidores dão conta de que o potiguar credita ao líder petista a sua não eleição ao cargo de governador do Rio Grande do Norte.
Mesmo com o PMDB na base aliada do governo, Lula apoiou o adversário de Henrique Alves, Robinson Farias (PSD), eleito no primeiro turno das eleições.